Sindicato alerta para fadiga dos tripulantes brasileiros após avião da Azul sair da pista

Após o incidente envolvendo o voo AD4372, da Azul Linhas Aéreas, em Salvador (BA), o SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) manifesta preocupação e alerta para as condições de fadiga a que são submetidos os tripulantes brasileiros.

Na madrugada de quarta-feira (10), um avião da Azul saiu da pista durante pouso no Aeroporto Internacional de Salvador. O voo partiu de Viracopos, em Campinas (SP), às 23h15 de terça-feira (9) e aterrissou em Salvador por volta da 1h30 da manhã. No momento da aterrissagem, estava chovendo na cidade.

Para o SNA, além das condições climáticas desfavoráveis, é importante abordar o tema das jornadas extenuantes de trabalho dos aeronautas, principalmente na madrugada.

Em janeiro de 2023, o SNA realizou uma pesquisa para medir os níveis de fadiga dos tripulantes brasileiros e determinar como a fadiga é gerenciada nas empresas aéreas. A pesquisa foi respondida por mais de 4.300 aeronautas e apontou que, nos dois meses anteriores ao levantamento, 43,08% dos tripulantes perceberam sinais de fadiga durante as operações pelo menos três vezes por semana. Outros 27,97% tiveram a sensação de fadiga duas vezes por semana e 16,27% disseram ter sentido fadiga ao menos uma vez por semana.

O assunto também foi tema de uma reunião, na última segunda-feira (8), entre o SNA e o secretário executivo do Ministério de Portos e Aeroportos, Roberto Gusmão. No encontro a diretoria do sindicato reafirmou a preocupação com a situação alarmante em que os aeronautas estão voando: jornadas no limite, repousos inadequados e apresentações consecutivas na madrugada.

A pesquisa do SNA também destaca a preocupação dos tripulantes em reportar episódios de fadiga às empresas por medo de retaliações. Para se ter uma ideia, 73,78% dos aeronautas que responderam à pesquisa do SNA afirmaram que não se sentem confortáveis em fazer reporte de fadiga para a empresa aérea e 72,81% têm medo das consequências de se fazer um reporte.

O sindicato reforça ainda que as causas do incidente com o avião da Azul em Salvador devem ser apuradas, mas ressalta que as jornadas de trabalho exaustivas devem ser levadas em consideração quando ocorre esse tipo de situação.

Pela Assessoria de Imprensa do SNA

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias