O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) participou da 6ª reunião da Usapla (União dos Sindicatos e Associações de Pilotos Latam), uma instância de colaboração em que os sindicatos e associações de pilotos, que atuam diretamente na Latam Airlines ou em suas subsidiárias, podem trocar experiências e visões sobre o trabalho do sindicato, as perspectivas do setor e, principalmente, da empresa.
Os representantes das instituições sindicais debateram os seguintes temas: acordos coletivos, negociações entre empresa e sindicatos no período de pandemia, redução salarial, demissões em massa, licenças não remuneradas, comunicação entre os sindicatos e estratégias de recuperação.
Entre os presentes, o SNA mostrou que conseguiu melhores resultados nas tratativas com a Latam. De todos os países onde a empresa opera, o único grupo de pilotos que não teve seus contratos de trabalho alterados com reduções salarias permanentes foi o Brasil. Todos os demais aceitaram reduções permanentes, e em muitos casos, demissões mesmo com as reduções salariais.
Os sindicatos e associações também decidiram realizar um estudo sobre a criação formal da Usapla, com sede em algum dos países membros, e o Brasil é um dos cotados para sediar a instituição.
Para reforçar a cooperação, as entidades concordaram em assinar um Memorando de Entendimentos, que prevê a troca permanente e irrestrita de informações, termos dos acordos coletivos negociados e firmados, assim como conhecimento técnico e dados sobre o FRMS (Sistema de Gerenciamento de Fadiga).
Informações do SNA