Sindicato oficia a Latam acerca de denúncia sobre pesquisa interna com tripulantes

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informou por meio de nota em seu site oficial que oficiou a Latam Airlines Brasil solicitando esclarecimentos sobre denúncias recebidas a respeito de uma possível pesquisa interna para que os aeronautas da empresa se manifestem sobre a realização de nova votação por função da proposta de ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) já rejeitado pelo grupo de voo.

Segundo relatos dos tripulantes, para participar da referida pesquisa o aeronauta precisaria se cadastrar pelo e-mail de identificação funcional, de forma que a empresa conseguiria individualizar o empregado votante, assim como verificar se o voto foi favorável ou não aos interesses da empresa. 

“Caso a denúncia proceda, o SNA repudia esta decisão de coagir os aeronautas, unilateralmente, a participar da dita pesquisa, haja vista que a proposta de ACT específico foi deliberada e votada pelas vias negocial e sindical adequadas e legítimas, mostrando que a empresa não respeita a decisão da maioria de seus empregados”, informa o Sindicato.

A LATAM emitiu nota informando que a “denúncia não procede e que essa movimentação foi realizada de forma voluntária pelos tripulantes da companhia”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião dá meia-volta sobre o Brasil, faz 27 órbitas e pousa...

0
A aeronave teve problemas em um dos motores e realizou um voo com mais de seis horas antes de pousar no aeroporto de origem.