A Singapore Airlines irá fundir suas duas low-costs, a Scoot e a Tigerair, que operam voos internacionais de longo alcance e internacionais short-haul respectivamente. A companhia aérea de Cingapura formou uma nova subsidiária chamada Budget Aviation Holdings, que irá comprar e controlar ambas as companhias aéreas low-cost seguindo a recente saída da Tigerair da bolsa de valores de Cingapura.
A nova companhia de holding “Irá permitir uma integração completa e compartilhamento de funções chave, como em vendas, marketing, TI, planejamento e operações” declarou a Singapore Airlines em nota.
A curto prazo, ambas as companhias irão manter suas marcas individuais. Uma fusão completa irá demandar a revisão de uma enorme quantidade de direitos de slot e certificados de operação de ambas as companhias, o que pode causar alguns efeitos anti-concorrência no saturado mercado de low-costs do Sudeste Asiático.
Atualmente a Scoot conta com uma frota apenas de Boeing widebodies, com 2 Boeing 777-200ER e 9 unidades do Boeing 787 nas versões -8 e -9. Estas aeronaves são configuradas em 2 classes equivalentes a Ecônomica e Ecônomica Premium (ScootBiz).
Já a Tigerair conta com 25 aeronaves Airbus A319 e A320 além da encomenda de 37 A320neo, todos em classe única.
Informações do ATW Online, traduzido e adaptado por AEROIN.