Sistema antiaéreo de navio se vira automaticamente, mira Boeing civil e assusta marinheiro

Um sistema automático e poderoso para derrubar aviões se “interessou” por um Boeing 737 civil que sobrevoava o navio e assustou um marinheiro. A situação foi gravada, como pode ser visto no vídeo mais abaixo.

O sistema Mk 15 Phalanx é feito pela General Dynamics e tido como o mais eficiente da sua categoria, podendo disparar até 75 projéteis por segundo (4.500 por minuto) utilizando a mesma munição de 20mm que equipa os canhões do caça F-5 Tiger.

Ele se destaca não apenas pelo seus 6 canos rotativos, mas também pela sua inteligência artificial, que detecta alvos automaticamente e, caso configurado, atira sem ação humana prévia.

O Phalanx é normalmente equipado em navios, podendo ser usado contra aviões, helicópteros, drones, mísseis e até outras embarcações. Mas também existe a sua versão baseada em terra, que já foi utilizada até para defesa de embaixadas no Oriente Médio.

O Brasil possui um sistema desse mas já recebido desativado a bordo do navio de desembarque G-28 Mattoso Maia, o outro navio, o porta helicópteros NAM Atlântico tinha este sistema quando era o HMS Ocean na Marinha Real Britânica, e equipado com o Mk 15. Mas o sistema foi retirado antes da entrega para a marinha brasileira.

No vídeo abaixo é possível ver um Phalanx instalado num navio de desembarque da classe Whidbey Island ou da classe Harpers Ferry, segundo o portal The Drive, que está ancorado (provavelmente nos arredores de Seattle) num navio, enquanto um 737 passa logo acima.

Assim que o avião se aproxima do navio, o sistema o detecta e aponta o canhão rotativo, e um marinheiro que grava o momento começa a falar “não, não, não” como estivesse educando o seu cachorro e não morder alguém. Logo em seguida o canhão é abaixado, não se sabe se por intervenção manual.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias