Sistema de telecomunicações aéreas do Aeroporto de Bonito (MS) é certificado pelo DECEA

Aeroporto de Bonito – Imagem: Governo do Mato Grosso do Sul

O Aeroporto Regional de Bonito, em Mato Grosso do Sul, teve a operação da Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA), da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), certificada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), nessa quinta-feira, dia 1º de dezembro.

Através de Portaria no Diário Oficial da União, o departamento, ligado ao Ministério da Defesa pelo Comando da Aeronáutica, tornou pública a aceitação do sistema que, na prática, propicia a comunicação via rádio, auxiliando pousos e decolagens no aeroporto onde está instalada a base.

Todo aeroporto que atende voos comerciais precisa ter uma sala de EPTA. A certificação é importante por atender a legislação vigente da aeronáutica e proporciona mais segurança para as empresas aéreas de operarem no aeroporto de Bonito”, explicou o superintendente viário da Seinfra, Dérick Machado.

Nos últimos anos, o Aeroporto Regional de Bonito recebeu uma série de investimentos do Governo do Estado, com instalação de novos equipamentos e reformas nas áreas internas e externas para atender as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o que fez o aeroporto passar da categoria 3C VFR (Visual) para 3C IFR (Instrumento), ampliando a capacidade de voos para um dos maiores destinos do ecoturismo mundial.

Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Renato Marcílio, a certificação do DECEA sobre o sistema de telecomunicações mostra o resultado do trabalho de uma equipe técnica empenhada em garantir segurança nas operações aéreas.

O trabalho desenvolvido pela equipe da nossa Superintendência Viária está trazendo bons resultados e hoje temos o aeroporto de Bonito cada dia melhor equipado. Além da segurança às operações aéreas, a possibilidade de novos voos reforça Mato Grosso do Sul na rota do turismo internacional”, disse.

Informações do Governo do Mato Grosso do Sul

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Realizados 30 atendimentos já no primeiro dia do HCAMP da Força...

0
Desde a sexta-feira, dia 27 de janeiro, o hospital, levado a bordo da aeronave KC-390 Millennium, está pronto, em um tempo recorde.