Início Mercado

SITA aprova metas de redução de emissões visando ao carbono líquido zero

Imagem via Deposit Photos

A SITA, empresa global de TI para aviação, anunciou que suas metas de redução de emissões de carbono no curto e no longo prazo foram validadas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi). A medida está alinhada com os esforços para limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C e com o próprio compromisso da SITA, assumido em 2022, de reduzir e trabalhar ativamente para alcançar um equilíbrio de emissões de carbono.

A comprovação dos objetivos da SITA é um passo fundamental para tornar a meta de carbono líquido zero real até 2050. A rigorosa validação garante que os compromissos de ação sustentável da SITA estejam alinhados com a ciência climática e com o Padrão Net-Zero da SBTi, que oferece às empresas uma estrutura clara para desenvolver e atingir suas metas.

O compromisso da SITA em alcançar o carbono líquido zero pode ser dividido entre as seguintes áreas:

– Reduzir emissões: A empresa tem como meta a redução das emissões de gases de efeito estufa em 46,2% até 2030 e uma redução mínima de 90% até 2050, trabalhando a partir de dados de 2019. Embora as emissões de escopo 1 estejam sob o controle direto da SITA, as emissões de escopo 2 e 3 fazem parte indiretamente da pegada de carbono da companhia em toda a sua cadeia de valor.

– Fornecimento responsável: A SITA garantirá que 50% de seus fornecedores, por despesa, e que abrangem bens e serviços adquiridos, tenham metas climáticas até o ano fiscal de 2027. Os novos fornecedores serão selecionados com base nos critérios ambientais exigidos pela SITA.

– Energia renovável: A empresa está comprometida com a transição para o consumo de 80% de energia de fontes renováveis até 2025, chegando a 100% até 2030. A meta será alcançada por meio de intervenções, como a otimização do consumo de energia nos escritórios da SITA e o fornecimento de energia renovável sempre que possível.

A SITA apresentará relatórios anuais e transparentes sobre as metas climáticas e sobre o progresso que está sendo feito para alcançá-las.

A posição de sustentabilidade da SITA é clara: consideramos a mudança climática como a questão mais urgente que nosso planeta enfrenta. Apoiamos firmemente o apelo da SBTi para que as empresas tomem medidas imediatas e urgentes para estabelecer metas ambiciosas de redução de emissões, de acordo com a ciência climática mais recente, a fim de limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais”, afirmou David Lavorel, CEO da SITA.

“Temos plena consciência de que a mudança climática é um desafio monumental e global que exige que países, empresas e indivíduos se unam e ajam de forma decisiva. Como uma parceira confiável no setor de aviação, continuamos a desempenhar um papel ativo para ajudar o setor a medir e cumprir as metas de redução de emissões. Limitar o aquecimento climático é uma tarefa global que só pode ser realizada com transparência, compromisso e cooperação”, destaca Lavorel.

O SBTi define e promove as melhores práticas na definição de metas com base na ciência climática mais recente, oferece recursos e orientação para reduzir as barreiras à adoção, além de avaliar e aprovar de forma independente as metas das empresas.

Informações da SITA

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile