Site russo de fotos de aviação esconde imagens de aviões militares em meio à guerra

Foto de Alex Beltyukov, CC BY-SA 3.0 GFDL 1.2, via Wikimedia

O site RussianPlanes.net, tradicional repositório de fotos de aeronaves que voam na Rússia, removeu todas as imagens de aeronaves militares da exibição pública. Uma mensagem no site diz que “até a conclusão da operação especial da Federação Russa na Ucrânia, as fotos da aviação estatal da Federação Russa não serão publicadas no site”.

Ao usar o termo “operação especial”, o site confirma estar alinhado ao conceito que vem sendo usado pelo presidente Vladimir Putin desde o início das manobras. Tal termo tem sido rechaçado pelo ocidente, que entende a ação russa como uma invasão injustificada do território soberano da Ucrânia.

A remoção das fotos foi reportada por usuários de redes sociais, enquanto monitoravam as atividades na guerra russo-ucraniana. As imagens do grande repositório do site ajudavam os usuários a identificar aeronaves em combate ou abatidas durante a guerra.

Com essa iniciativa, o site procura ocultar informações, embora não se saiba se foi uma atitude proativa ou por solicitação do governo da Rússia. Alguns usuários comentaram que tal ação evita não apenas a identificação de aeronaves em ação, mas também a divulgação de perdas de aviões ou a preparação de ataques de maior escala (ou ambos).

Um outro usuário, no entanto, identificou uma forma de encontrar as fotos do repositório do site através de uma ferramenta de cache online do Google (abaixo) ou do Archive.org.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias