Início Empresas Aéreas

SKY Airline se aproxima de incorporação à Abra Holding, diz CEO da Gol Linhas Aéreas

Airbus A320neo da SKY

Em entrevista recente, presidente da GOL Linhas Aéreas, Celso Ferrer, demonstrou impulso para a incorporação da operadora de baixo custo Sky Airline, do Chile, ao Abra Group, holding que está sendo estruturada para controlar a Avianca Colômbia e a GOL. A informação ao Brazil Journal foi noticiada pelo Aviacionline.

A Abra é a holding que detém 100% das ações da Avianca International, conhecida como Avianca Colombia, e é controladora da Gol”, disse Ferrer, explicando ao jornalista a estrutura da Abra. “A Gol está listada aqui [Nova York], mas a Abra se tornou controladora da Gol. Então tem a Gol, a Avianca, e logo teremos a Sky, do Chile”.

No Fórum ALTA do ano passado, em Buenos Aires, o CEO da Avianca, Adrián Neuhauser, confirmou o interesse do grupo em adquirir a Sky Airline, segundo o jornal La República da Colômbia, mas é a primeira vez que um executivo de uma empresa controlada pela Abra fala sobre o assunto com certa convicção.

Em 2021, uma controladora da Avianca havia adquirido um título de US$ 100 milhões da Sky Airline, que seria conversível em ações equivalentes a 40% da empresa chilena até 2026.

Após a criação do Abra Group em 2022, a Sky tentou se distanciar de uma possível aquisição. No comunicado de imprensa anunciando a criação da holding, a Abra confirmou a existência de “dívida conversível que representa um investimento minoritário na chilena Sky Airline”.

A Sky Airline é a segunda maior companhia aérea do Chile em número de assentos oferecidos; também possui uma subsidiária no Peru. Atualmente opera uma frota de 25 Airbus A320neo e três A321neo, de acordo com Planespotters.net.

Tal transação daria à Abra uma presença relevante no Chile, que atualmente atende apenas da Colômbia, e também no Peru — cuja capital contava com um hub da Avianca até 2020; a operação já vinha sendo cortada antes, mas totalmente encerrada durante a reestruturação pandêmica da empresa.

Leia mais:

Sair da versão mobile