Sky Airline se converte na primeira aérea no mundo com frota só de A320neo

Avião Airbus A320neo SKY Airline

A empresa aérea chilena SKY Airline, baseada na capital Santiago, tornou-se a primeira empresa de médio porte no mundo a operar com uma frota completamente padronizada de modernos Airbus A320 neo. O feito vem junto com a despedida do seu último Airbus da série antiga, um A319 ceo, no final de agosto, devolvido à empresa de leasing AerCap.

Desde 2018, a empresa passa por uma grande transformação de US$ 1,5 bilhão, tendo inicialmente adotado o conceito de low-cost e iniciado um processo de modernização da frota de aeronaves, que culmina agora.

No total, a frota atual da SKY é formada por 19 Airbus A320 neo e mais um deve chegar até o final do ano. Além deles, ainda há 25 aeronaves encomendadas dos modelos A320neo, A321neo e A321 XLR (todos esses modelos são parte da família A320 neo da Airbus). Essas aeronaves de última geração reduzem as emissões de CO2 em 30% e também produzem 50% menos poluição sonora em comparação à série anterior.

Passado e futuro

No Brasil, a SKY Airline voava para São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis, com aeronaves Airbus A320 neo, antes da pandemia, mostrando bons resultados nessas rotas. No final desse ano, a empresa deve retornar ao Brasil.

Recentemente, a empresa informou que tem fundos suficientes para suportar a baixa demanda até o fim de 2020, em parte devido ao recente acordo com o sindicato dos pilotos, que ajudou a cortar custos. Além disso, prevê-se uma redução de pessoal adicional a partir de setembro de 2020.

A partir de dezembro de 2020, a companhia aérea espera atingir 50% da capacidade pré-COVID-19 e 80% até dezembro de 2021. Como resultado do declínio na receita de passageiros em relação ao ambiente operacional anterior, a SKY optou por buscar um financiamento de US$ 300 milhões no mercado de capitais.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias