SNA atualiza sobre negociações para renovação da CCT da aviação regular 2022-23

Durante uma apresentação online na última quinta-feira, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) prestou esclarecimentos aos tripulantes sobre as negociações de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da aviação regular para 2022/23, após a segunda reunião com o SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias).

Na reunião, o SNEA, em resposta à pauta dos aeronautas, disse estar disposto a fornecer o INPC, sendo parte nos salários e parte em verbas indenizatórias. Além disso, afirmou que o aumento salarial estaria condicionado a aumento de produtividade.

O SNA firmou posição de que a recomposição salarial, INPC integral, é o mínimo, portanto não deveria sequer ser negociado. Ademais, alerta que qualquer proposta criativa para aumento real atrelado à produtividade deve ser apresentada pelas empresas. Lembrando que qualquer deliberação será dos tripulantes em Assembleia. O SNEA pediu mais tempo para trazer uma proposta”, dizia a nota do SNA.

Uma reunião emergencial foi marcada para segunda-feira (31), quando as empresas devem apresentar uma proposta. Além disso já estão agendadas mais três reuniões, nos dias 4, 10 e 17 de novembro.

Abaixo está o arquivo do Youtube com a live do SNA da semana passada.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias