SNA discorda da Bristow sobre uso de vídeos dos tripulantes no cockpit e levará a questão à ANAC

Cockpit de um helicóptero Sykorsky S-92 – Imagem ilustrativa – Fonte: Ahmed Hader / CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), que representa os tripulantes de voo do Brasil, informou ontem, 24 de maio, que levará à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) uma questão que foi tratada recentemente, através de ofício, com a empresa Bristow Táxi Aéreo sobre o uso de imagens dos tripulantes gravadas a bordo dos voos.

O sindicato explica que encaminhou ofício à empresa aérea em 18 de maio, solicitando esclarecimentos sobre as imagens gravadas no cockpit, que estão sendo utilizadas, após o voo, para observação dos tripulantes no programa de Auditoria de Segurança de Operações de Linha (LOSA – Line Operations Safety Audit).

Em resposta ao sindicato, em seu ofício de 19 de maio, a Bristow descreve como são seus procedimentos de utilização das imagens e como eles estão em conformidade com os manuais de operação da empresa, portanto, considerando que não vê a questão da mesma forma que o SNA.

O SNA, porém, destaca que firmou, em março deste ano, um protocolo com a Bristow sobre o acesso, utilização e manuseio dos dados obtidos a partir de registradores de dados de voo e, conforme o protocolo PAADV celebrado, é vedado o uso de dados advindos de gravadores de imagem e vídeo da cabine de comando, sob qualquer pretexto ou alegação.

Isso porque, segundo o SNA, o equipamento gravador de imagem (AIR – Airbone Image Recorder) e seu sistema (AIRS – Airbone Image Recorder System) têm suas restrições de uso descritas na IS (Instrução Suplementar) 119-008A, da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que versa sobre os procedimentos para implementação de um Programa de Acompanhamento e Análise de Dados de Voo (PAADV).

Além disso, o SNA também descreve que, ainda como orienta a IS 119-008A, a LOSA, como uma ferramenta de segurança operacional, poderá estar integrada ao PAADV e compor o Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) do operador.

Assim, como o sindicato entende que a utilização de gravadores de imagem no cockpit contraria o que foi estabelecido no protocolo firmado com a empresa, vai encaminhar o caso para a ANAC.

Ambos os ofícios podem ser vistos na íntegra neste link (para os questionamentos do SNA) e neste link (para a resposta e explicações da Bristow).

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias