Início Regulamentação

SNA participa de atividade do BCAST para aperfeiçoamento de ferramenta de gestão de risco de aeródromos

aeroporto ANAC safety Confins BH Airport

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), representado por seu Departamento de Safety, participou, no aeroporto de São José do Rio Preto (SP), de uma atividade do grupo de trabalho de Segurança de Pista (Runway Safety) do BCAST (Brazilian Commercial Aviation Safety Team), com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos para aperfeiçoar a “Ferramenta de Diagnóstico de Segurança Operacional para Gerenciamento de Risco de Aeródromos”, criada pela SIA (Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária), da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). 

O trabalho foi realizado nos dias 29 e 30 de novembro e teve a participação de integrantes da Alta (Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo), que lidera o grupo de trabalho de Runway Safety, gestores do Aeroporto de São José do Rio Preto, que é administrado pela Aeroportos Paulistas, e representantes da Anac, Azul, Gol, Latam e o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

O projeto da ferramenta visa promover o nivelamento do diagnóstico das condições dos aeródromos e facilitar as ações de gerenciamento de risco das operações em cada localidade, de forma conjunta entre operadores aéreos e de aeródromo. A ferramenta vai padronizar a avaliação de segurança operacional em aeródromos, contribuindo para melhorar as tomadas de decisão do setor.

“O SNA agradece à concessionária Aeroportos Paulistas, em especial aos integrantes do Aeroporto de São José do Rio Preto, pela impecável acolhida e apoio”, disse a entidade.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile