SNA questiona Azul sobre alteração do início de folga dos tripulantes; empresa responde

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) enviou ofício à Azul Linhas Aéreas questionando a empresa sobre denúncias relacionadas a um comunicado interno sobre a alteração do início de folga dos tripulantes, em desconformidade ao que foi aprovado recentemente na Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023.

De acordo com o texto enviado aos tripulantes da Azul, “a folga poderá ser postergada em até 12 horas em caso de contingência”, o que não se encaixa nos três casos estritos de alteração de folga previstos na nova CCT, diz o SNA.

Na cláusula 3.4.4, em seu parágrafo terceiro, o acordo dispõe que a alteração do início de folga é autorizada, somente, em até 12 horas para três casos excepcionais: condições meteorológicas desfavoráveis, trabalho de manutenção não programada e imperiosa necessidade — esta última, decorrente de catástrofe ou problema de infraestrutura que não configure caso de falha ou falta administrativa da empresa.

Em sua resposta, a Azul afirmou que o comunicado serviu como forma de apontar aos tripulantes, de forma resumida, a proposta aceita pelos aeronautas. A empresa afirmou ainda que “não caberia uma transcrição da íntegra da proposta aceita, tendo sido empregado pela Azul a expressão ‘contingência’ para fazer menção às exceções extraordinárias previstas para as postergações do início de folga de até 12 (doze) horas, nos termos da recém assinada Convenção Coletiva de Trabalho”.

Leia o ofício do SNA: https://tinyurl.com/alteracao-inicio-folga  
Leia a resposta da Azul: https://tinyurl.com/2p8wv8fz

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião da Azur tem chamas no motor durante a decolagem e...

0
Uma cena chamou a atenção hoje no Aeroporto de Pukhet na Tailândia quando um Boeing 767 foi visto com chamas saindo de um de seus motores.