SNA questiona Gol após temas de segurança de voo serem compartilhados em canal inadequado

Após denúncias de tripulantes, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informou que encaminhou ofício à Gol Linhas Aéreas sobre comunicados que estariam sendo feitos aos pilotos por meio do sistema chamado “GOLDOCS”, onde estariam incluídos boletins envolvendo questões operacionais.

De acordo com as denúncias, esses boletins não se tratam apenas de material informativo, mas de temas extremamente sensíveis à segurança operacional, sendo obrigatória a leitura pelos tripulantes. Um dos temas mencionados é o “Boletim Operacional OPT”, divulgado recentemente, que contém mudanças nos procedimentos de cálculos de performance de pouso e decolagem.

“O SNA entende que este tipo de alteração operacional exigiria treinamento mais detalhado, em curso específico, que deveria ser agendado em escala de trabalho, com intuito de otimizar a recepção das novas informações e, essencialmente, evitar qualquer prejuízo aos níveis de segurança de voo por eventual equívoco na aplicação dessas alterações“, informa o sindicato.

“Reforçamos ainda que a exigência de dedicação dos aeronautas, em seu tempo de repouso ou folga, para leitura de conteúdo que demanda treinamento específico e gera aumento na produtividade fere, a Lei do Aeronauta e o que está previsto na CCT da Aviação regular, além de atentar contra a segurança de voo”, prossegue.

“Desta forma, as propostas de alterações nos procedimentos operacionais, como as do referido boletim deveriam ser reprogramadas como curso ou treinamento, publicados em escalas para que os tripulantes possam se programar adequadamente, além de contabilizar esse período nas horas de trabalho”, finaliza o SNA.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias