O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e o Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola) firmaram a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da Aviação Agrícola para o período de 2024/25. A renovação foi aprovada pelos tripulantes através de uma votação realizada on-line.
A nova CCT estabelece um ajuste no piso salarial e um aumento correspondente ao acumulado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 4,67%, acrescido de 1% de aumento real. Entre as novidades, a convenção inclui uma cláusula específica para pilotos agrícolas envolvidos no combate a incêndios, garantindo pagamento por reserva e sobreaviso, além de participação nos lucros e resultados das empresas.
Aos interessados, a íntegra da convenção está disponível para consulta: Convenção Coletiva de Trabalho Aviação Agrícola 2024/25.
Com a assinatura da CCT, abre-se o prazo de dez dias para que trabalhadores possam manifestar oposição ao desconto da contribuição assistencial diretamente na folha de pagamento. Para formalizar a oposição, é necessário que a carta seja escrita à mão, contendo data, assinatura, nome completo, CPF e o nome da empresa, expressando a rejeição ao desconto.
As cartas de oposição precisam ser enviadas até o dia 16 de novembro de 2024. As cartas devem ser digitalizadas e enviadas por meio do seguinte link: Oposição Contribuição Assistencial.
Esta renovação e as condições estabelecidas refletem o esforço dos sindicatos em atender à evolução das demandas dos profissionais do setor de aviação agrícola, buscando melhores condições de trabalho e assegurando benefícios adicionais nas operações frequentemente desafiadoras dessas atividades.