Início Aeroportos

Sob olhar do exército, aeroporto de Cusco volta a operar em meio a caos político no Peru

Reprodução do vídeo abaixo

Depois de quase quatro dias, o Aeroporto Alejandro Velasco Astete, em Cusco, voltou a receber voos regulares. As operações haviam sido suspensas na noite de segunda-feira como resultado da tentativa de in]bvasão no contexto da grave crise política que o Peru atravessa após a destituição de Pedro Castillo como presidente.

Como informa o Aviacionline, a primeira chegada foi o voo LA-2025 da LATAM Airlines de Lima, que pousou em Cusco às 14h10, horário local da sexta-feira. Ao longo do dia, outros 20 voos estavam programados para aterrissar.

As companhias aéreas comemoraram a retomada dos voos para Cusco e agradeceram, através de uma associação, “o total compromisso que recebemos da Direção Geral de Aeronáutica Civil para aumentar a proteção do Aeroporto Internacional Velasco Astete e seus arredores, a fim de garantir a segurança trabalhadores, passageiros e operações em geral”.

“As companhias aéreas manifestam a sua vontade de retomar as suas operações de acordo com os itinerários programados. Para isso, pedem às autoridades presentes que cumpram suas funções, pedindo a calma dos presentes, a fim de cumprir nosso objetivo de operar voos em um quadro de ordem e respeito, dada a difícil situação que todos os peruanos estão passando. Exortamos a CORPAC, concessionária do terminal aéreo de Cusco, a garantir as condições que permitam o desenvolvimento normal das atividades aeronáuticas de e para esta cidade, no âmbito de suas funções de administrador das instalações aeroportuárias”, acrescentaram.

O fechamento do aeroporto de Cusco, o segundo mais movimentado do Peru, teve maior repercussão internacional por ser a porta de entrada para a principal atração turística do país, Machu Picchu, o que fez com que milhares de turistas estrangeiros ficassem retidos por dias.

Além de Cusco, outros quatro aeroportos também haviam sido fechados na última semana: Ayacucho, Juliaca, Arequipa e Andahuaylas.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile