Início Aeroportos

Sobre a liberação do Aeroporto Santos Dumont, veja o que diz a Associação Internacional de Transporte Aéreo

Aeroporto Santos Dumont – Imagem: brunomartins246, via Depositphotos

Como vem sendo amplamente repercutido no Brasil, o Ministério de Portos e Aeroportos divulgou ontem, 8 de novembro, que assinará uma portaria sobre o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que revogará a anterior, que prevê voos limitados a cidades a até 400 km e apenas para aeroportos sem operações internacionais (impedindo, assim, voos para Guarulhos).

Diante da nova medida, a IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), que, em agosto, havia se posicionado contra a limitação, alertando que a mesma vai contra as regras internacionais da aviação, agora volta a se posicionar para afirmar que avalia como positiva a decisão do Ministério de Portos e Aeroportos, de revogar a resolução do Conselho Nacional de Aviação Civil (Resolução CONAC/MPOR nº 001, de 10 de agosto de 2023).

Segundo volta a ressaltar a associação global, essa resolução prejudicava o setor e a conectividade aérea do país, além de constituir um precedente negativo para o desenvolvimento do transporte aéreo no Brasil e na região, estando em desacordo com as melhores práticas internacionais.

“A IATA reitera seu compromisso em trabalhar em estreita colaboração com as autoridades brasileiras para garantir que o transporte aéreo no Brasil continue a crescer e prosperar, assegurando a liberdade de escolha dos passageiros e das empresas aéreas. O momento atual é de criar medidas que impulsionem o pleno crescimento do mercado de transporte aéreo, e não o contrário”, conclui a representante de cerca de 300 empresas aéreas do mundo todo.

Sair da versão mobile