Início Aeroportos

Socicam apresenta números de 2023 e expectativas para aeroportos que ela administra pelo Brasil

Aeroporto da Zona da Mata – Imagem: Divulgação / CAZM – Socicam

A concessionária Socicam, que está à frente da gestão de 24 aeroportos localizados em 17 estados brasileiros, que contribuem diariamente para a mobilidade de milhares de pessoas em empreendimentos de porte regional, nacional e até internacional, apresenta os números registradas em 2023 e as expectativas para vários de seus terminais.

Minas Gerais

O Aeroporto da Zona da Mata, em Minas Gerais, lidera os indicadores entre os terminais do Grupo, com crescimento de 104% no número de viajantes e de 55% na quantidade de aeronaves em 2023, em relação a 2022.

O empreendimento passou por incrementos importantes na oferta de viagens, como a inclusão das rotas com destino ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), pela Azul e mais assentos disponíveis a partir da retomada das operações da GOL com aeronaves do tipo 737 NG e MAX. Recentemente, a LATAM anunciou, ainda, mais chegadas e partidas para o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), saltando de 14 para 21 viagens por semana.

Santa Catarina

Além do crescimento de 21% no número de passageiros no mesmo período, o Aeroporto de Chapecó, em Santa Catarina, registrou recorde: é a primeira vez que a marca de 600 mil passageiros foi atingida em um único ano.

O resultado foi atingido um ano após a conclusão do investimento que promoveu a requalificação completa das instalações e o aumento da capacidade de atendimento do terminal. No lado ar, novos equipamentos e procedimentos de navegação aérea foram essenciais para diminuir as taxas de cancelamento em condições de baixa visibilidade, o que contribuiu para o crescimento de 10% na quantidade de voos no mesmo recorte de tempo.

De acordo com Filipe Gomes, gerente do Aeroporto de Chapecó, a disponibilidade de espaços mais amplos e modernos foi essencial para os resultados. “A entrega de um aeroporto completamente requalificado teve papel fundamental para aprimorar as experiências de viagem, elevar a confiança dos usuários e viabilizar a ampliação da oferta de voos junto às companhias aéreas”, destaca.

Mato Grosso

O desempenho positivo também foi identificado em Mato Grosso, nos aeroportos administrados pela COA. Em Rondonópolis e em Sinop, por exemplo, as taxas de crescimento são de 20% e de 11%, nesta ordem.

Com estrutura totalmente requalificada e preparada para atender mais passageiros de forma segura e confortável, o Aeroporto de Sinop inicia o mês de abril com aumento de 4 voos semanais da GOL para Guarulhos (SP) e o acréscimo de uma viagem diária pela LATAM.

“Com investimentos R$ 500 milhões, a COA oferece aos usuários experiências de viagem muito mais confortáveis e seguras. Em Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, a disponibilidade de novas instalações e o incremento em segurança cumprem papel fundamental para a atração de aumento de frequência de voos e diversidade de destinos junto às companhias aéreas. Neste contexto, acreditamos que o ano de 2024 será ainda mais positivo”, avalia Marco Migliorini, Diretor-Presidente da Centro-Oeste Airports.

ASP – Aeroportos Paulistas

No noroeste do estado de São Paulo, os aeroportos administrados pela ASP – Aeroportos Paulistas apresentaram, juntos, crescimento de 15% no último ano. Em Presidente Prudente e São José do Rio Preto, os incrementos foram de 28% e 14%, respectivamente.

Para Dario Lopes, CEO da Concessionária, o trabalho de atração de voos também é orientado por pesquisas realizadas junto aos clientes.

“A ASP compreende o aumento da oferta de voos e, consequentemente, da movimentação de passageiros como um reflexo da retomada das atividades econômicas no pós-pandemia e as expectativas continuam sendo positivas. Com as pesquisas que a concessionária conduziu junto aos clientes, foi possível identificar destinos hoje não atendidos, mas com potencial para uma operação regular. Isso permite direcionar os trabalhos junto às operadoras aéreas no sentido de oferecer novas e sustentáveis opções de voo”, pontua Lopes.

Bahia

Principal porta de entrada para a Costa do Cacau, o Aeroporto de Ilhéus, no sul da Bahia, está na reta final do processo de obras e entregará aos usuários um empreendimento ampliado, moderno e confortável. A abertura de novas áreas desde o final de 2023 já colabora para indicadores otimistas: com maior oferta de voos, o Carnaval 2024 atendeu 51% mais passageiros em comparação com o ano anterior.

Outro indicador significativo foi protagonizado pelo Aeroporto de Vitória de Conquista, no sudoeste da Bahia, que registrou aumento de 30% no volume de embarques e desembarques e de 7% na quantidade de voos. Entre as novidades, está a recente ampliação da oferta de viagens com destino a Salvador (BA), rota muito solicitada pela comunidade regional e operada pela GOL e pela Azul, três vezes por semana cada.

NOA – Norte da Amazônia Airports

De olho nos preparativos para a próxima edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que será sediada na capital paraense em novembro de 2025, o Aeroporto de Belém também ganhou reforço em rotas nacionais e internacionais no último trimestre.

O empreendimento administrado pela NOA passou a contar com uma ligação inédita da Azul para Brasília, no mês de fevereiro, além de ter recebido um aumento no número de voos da companhia para Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, que se tornaram diários em abril. Além disso, a Surinam Airways retomou a histórica rota com destino a Paramaribo, no Suriname, com dois voos semanais.

“Iniciamos nosso trabalho em Belém e Macapá no segundo semestre do ano passado e já colocamos em prática nosso Plano de Ações Imediatas, com importantes intervenções em diversas áreas. Acreditamos no potencial de crescimento desses aeroportos, especialmente quando falamos em geração de negócios”, afirma Marco Migliorini, Diretor-Presidente da NOA.

Informações da Socicam

Sair da versão mobile