Solo e controle de tráfego aéreo no London Gatwick agora estão conectados por um aplicativo

Aeroporto London Gatwick – Imagem: Google Earth

As paradas de aeronaves entre um voo e outro estão sendo transformadas no aeroporto Gatwick, em Londres, Inglaterra, um centro de excelência de inovação da VINCI Airports, que também administra terminais aéreos no Brasil.

Com uma nova plataforma digital portátil, o sistema permite que os manipuladores de solo no Gatwick atualizem os controladores de tráfego aéreo sobre as mudanças no processo de parada – em tempo real, direto do pátio – otimizando a eficiência e reduzindo os atrasos e a queima desnecessária de combustível no solo.

A nova plataforma AirTurn significa que as informações podem ser comunicadas mais rapidamente sobre mudanças nos eventos durante a parada – como atualizações no carregamento de bagagem, reabastecimento ou outros preparativos da aeronave – dando à torre de controle uma partida em tempo real ou Target Off-Block Time (TOBT) mais preciso para alimentar o programa geral de voos do aeroporto.

Sem o sistema, as alterações nos eventos de solo das aeronaves são atualizadas por meio de papelada e comunicações de rádio – às vezes entre vários indivíduos em locais diferentes – antes de serem registradas no sistema e comunicadas à torre de controle e ao EUROCONTROL, a agência que gerencia o gerenciamento de tráfego aéreo em toda a Europa.

Imagem: VINCI Airpots

A plataforma AirTurn é acessada diretamente por meio do aplicativo Community de Gatwick, que já é amplamente utilizado pela equipe de assistência em solo em todo o aeroporto. Ele também é usado por muitos outros aeroportos em todo o mundo, incluindo aeroportos na rede global da VINCI Airports e, portanto, tem potencial para ser implementado em muitos outros aeroportos.

A inovação faz parte da estratégia da VINCI Airports para melhorar a infraestrutura e gestão aeroportuária, incluindo a disseminação de ideias inovadoras em sua rede de 53 aeroportos em 12 países.

Tanto o AirTurn quanto o Airport Community App foram desenvolvidos em parceria com o AirportLabs. A plataforma foi criada depois de ouvir os manipuladores de solo para entregar uma solução digital que melhora a comunicação e fornece informações rápidas e precisas do aeródromo em tempo real.

Informações da VINCI Airports

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Relato de brasileiro revela o que teve o avião A330 que...

0
Segundo o viajante, os passageiros já estavam a bordo do Airbus A330 quando os pilotos não puderam prosseguir com o voo.