South African Airways coloca uma data para voltar a voos internacionais; Brasil é prioridade

Foto: Clément Alloing

Que a empresa aérea sul-africana South African Airways pretende voltar ao mercado internacional de longa distância já era sabido e, da mesma forma, que tem planos de voltar ao Brasil. No entanto, a novidade é que tais planos já teriam uma data e poderiam ser colocados em prática a partir do primeiro trimestre de 2023.

Falando à mídia internacional, representantes da empresa disseram que o governo sul-africano manteve todos os direitos de rotas históricos, negociados após uma renúncia de alguns outros trechos. Na prática, isso significa que a empresa mantém as autorizações para voltar a voar em quase todas as rotas que tinha antes da pandemia e antes de ser resgatada por investidores privados e o governo sul-africano.

O presidente executivo e diretor executivo da SAA, John Lamola, disse que a SAA se reúne a cada trimestre para revisar e justificar seu plano de rede de rotas e direitos de tráfego existentes junto a um comitê do governo. 

De acordo com a Lei de Serviços Aéreos Internacionais da África do Sul, uma licença internacional está condicionada a que um serviço aéreo não seja interrompido por três meses ou mais. Enquanto em resgate de negócios, a SAA conseguiu manter seus direitos de rotas internacionais em parte porque a regra foi extinta temporariamente por motivos burocráticos, o que foi criticado localmente, sob denúncia de protecionismo.

A companhia aérea estatal, que saiu do resgate de negócios em 30 de abril de 2021, retomou os voos comerciais em setembro daquele ano e foi parcialmente privatizada. Depois disso, recomeçou praticamente do zero, com uma frota de seis aeronaves, que vem sendo ampliada gradualmente. Até abril do próximo ano, a expectativa é chegar a 12 aeronaves.

O plano de retomada das rotas internacionais ainda não foi anunciado, mas sabe-se que a ligação entre a África do Sul e o Brasil é prioridade. Antes da pandemia e de sua pior crise, a empresa aérea voou por 85 anos ininterruptos a destinos brasileiros.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias