Southwest Airlines pode ter 38 Boeings suspensos por documentação irregular

A agência de aviação civil dos EUA, a FAA, pode paralisar até 38 jatos Boeing 737 importados pela Southwest por documentação irregular.

Avião Last Boeing 737NG Southwest Gary Kelly
Último 737NG da Southwest – Imagem: Gary Kelly / Twitter

Investigadores do congresso e do Departamento de Transporte dos EUA, estão investigando os 737 usados que a Southwest adquiriu de empresas estrangeiras nos últimos anos.

A empresa aérea americana supostamente não teria fornecido todos os documentos necessários relativos à manutenção da aeronave, para afirmar que todos os reparos já feitos nos jatos estão no padrão da FAA.

Os agentes da FAA identificaram 88 jatos que tinham voado anteriormente no Canadá, China, Rússia, Argentina e Turquia, de acordo com informações do Wall Street Journal.

Destes, 41 já foram inspecionados e tiveram a documentação vetada, sendo que foi necessário passar por uma nova inspeção completa nos EUA para liberação. Outros nove estão sob inspeção neste momento.

Os 38 restantes estão passando por um exame mais minucioso e a FAA pode dar a ordem para manter os jatos no chão até o fim do processo.

Por enquanto, a agência permite que a Southwest Airlines continue a voar os jatos, enquanto faz a revisão conjunta com a companhia aérea. O prazo inicial para terminar esta revisão era de julho deste ano e foi prorrogado para janeiro próximo.

A Southwest informou à FAA que possui 50 funcionários dedicados a mexer com a papelada necessária para importação, e que eles examinaram 63 mil documentos de manutenção em 15 línguas diferentes.

Em nota, a aérea também informou que está de acordo com a legislação vigente e que nenhuma das discrepâncias localizadas pela FAA ameaçaram a segurança de voo.

Momento ruim para a Southwest

A notícia vem em um momento em que a FAA é colocada em cheque devido às grandes falhas na certificação do Boeing 737 MAX. A Southwest, por sua vez, é uma das mais afetadas pela paralisia do MAX: são 34 unidades do modelo paradas.

Vale lembrar ainda que a Southwest é a maior operadora de Boeings 737 no mundo, com 706 jatos, e também foi afetada pelas rachaduras encontradas nos jatos da série Next Generation.

A FAA é a maior agência de aviação civil do mundo, e tem sido o “Norte” em termos de regulação pelo mundo. Porém, para aeronaves com matrícula americana (com início N), ela exige que a manutenção seja feita em oficinadas homologadas por ela ou que ela revise os documentos de inspeção (o que é mais demorado).

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias