Southwest é processada por seus próprios acionistas após cancelar 15 mil voos

O colapso operacional da Southwest Airlines está custando cada vez mais caro e agora os acionistas decidiram processar a primeira empresa aérea de baixo custo do mundo.

Boeing 737 -700
Imagem: Southwest Airlines

O processo foi movido nesta quinta-feira (12) por acionistas da empresa, depois da aérea contabilizar 15 mil voos cancelados entre o natal e ano-novo. A empresa sofreu com a nevasca no norte dos EUA, mas a situação saiu do controle após o sistema de escala de tripulantes não conseguir acompanhar as alterações de voos desviados.

Na ocasião, havia aviões e tripulações disponíveis, mas a escala não sabia onde eles estavam precisamente e não conseguiam montar o voo no sistema. A confusão gerou espera de dias para acomodação de vários clientes prejudicados, e foi criticada inclusive pelo Presidente dos EUA, Joe Biden.

A ação judicial aponta que a administração da Southwest cometeu fraude ao esconder problemas já existentes que levaram ao colapso operacional, principalmente relacionados com a falta de um software adequado para programação de voo e escala de tripulantes.

Outro ponto reclamado pelos acionistas foram as falas do CEO, Gary Kelly, que teriam sido tardias e apontaram a culpa inicialmente apenas às condições meteorológicas, apesar das concorrentes cancelarem apenas 20% dos voos em média, ante 70% da Southwest.

Segundo a Reuters, os acionistas apontam que as ações da empresa caíram 10% no período, gerando uma perda de valor na ordem de $2 bilhões apenas para o grupo que está processando. O caso será julgado pela Corte do Distrito Sul do Texas, mas o valor pedido pelos acionistas não foi revelado.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias