Southwest espera que o Boeing 737 MAX 7 chegue ao mercado apenas no próximo ano

A companhia aérea de baixo custo americana Southwest Airlines não espera mais que o Boeing 737 MAX 7 entre em serviço este ano. O chefe da empresa, Bob Jordan, assume que será o caso de começar a voar em 2024, no mínimo, reportou a agência Reuters. O referido modelo é a menor variante da série 737 MAX e ainda não possui certificação da FAA. 

Jordan também destaca que geralmente há pelo menos seis meses entre a certificação pela FAA e o comissionamento efetivo por um operador. O chefe da FAA, Billy Nolen, se recusou a responder à pergunta de quando o MAX 7 poderia ser aprovado para uso.

Este modelo desempenha um papel especial para a Southwest, porque 271 Boeing 737-MAX 7 foram encomendados pela empresa low cost. Segundo Jordan, a fabricante se comprometeu a entregar pelo menos 100 máquinas este ano. Ele também destacou que atualmente não há falta de aeronaves, mas poucos pilotos. Portanto, eventuais atrasos não alterariam a capacidade planejada.

Em dezembro de 2022, o Senado dos Estados Unidos autorizou a Boeing e, posteriormente, a FAA, a continuar trabalhando na certificação do 737 MAX 7 e MAX 10 sem precisar fazer mudanças nos alertas de cabine. Esse tema já era objeto de polêmica há muito tempo, já que uma Lei mais rígida entrou em vigor nos EUA no começo deste ano.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias