SP diz que houve mal-entendido e não fechará a Torre de Controle do Aeroporto de Sorocaba

Renan Rangel Camargo, CC BY-SA 3.0 , via Wikimedia Commons.

Após o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) ter confirmado o recebimento de um comunicado do Governo do Estado de São Paulo sobre o fechamento da torre de controle do Aeroporto de Sorocaba, o governo estadual voltou atrás.

Tudo começou quando no dia 18, quinta-feira, quando o Decea confirmou o recebimento do comunicado que informava a intenção do encerramento das operações da torre de comando do Aeroporto Estadual de Sorocaba – Bertram Luiz Leupolz em dezembro desse ano, devendo isso resultar no impedimento de alguns pousos e decolagens no aeroporto da cidade.

“Assim, tais serviços, ora ofertados por empresas homologadas (EPTA’s) nas unidades aeroportuárias destacadas, terão seu encerramento de atividades em dezembro do corrente ano”, diz o documento.

De acordo com informações do Jornal Cruzeiro do Sul, O secretário estadual de Logística e Transporte, João Octaviano Machado Neto, afirmou no último sábado (20) que o Estado não mais encerrará as atividades da torre. Em entrevista ao jornal sorocabano, o secretário alega que houve uma má interpretação do Decea em relação a apenas uma consulta por conta da concessão dos aeroportos do Departamento Aeroviário de São Paulo (Daesp).

“Não tem problema nenhum. Estamos fazendo uma consulta ao Decea, de como é que funciona o convênio federal com o Estado já que o aeroporto foi concedido. É uma consulta. Fizeram uma leitura errada. Essa carta é para saber como é que fica, quais as orientações à luz da concessão. Até a solução do Decea, o Estado vai manter a operação normal da torre. Nós vamos manter a operação do aeroporto. Não tenha a menor dúvida”, diz o secretário para o Jornal.

Também ressaltou que as operações da torre não serão realizadas pela concessionária, a Rede VOA-SP, e sim pelo governo federal, e que “de forma alguma haverá qualquer descontinuidade”.

Após toda a confusão, o Decea informou que “não recebeu proposta ou convite, apenas um comunicado que avisa o término das operações da Torre Sorocaba em dezembro deste ano” e que apenas encaminhou um documento ao governo paulista solicitando um prazo para que essa ação de fechamento fosse planejada e realizada.

Arthur Gimenes
Arthur Gimenes
Foi repórter e comentarista na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, em Araraquara/SP cobrindo o esporte local. Também conta com passagem como colunista no Portal do Andreoli e colaborações na Record News, Rádio CBN, EPTV e RedeTV!ES. Atualmente também atua na área de assessoria parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) como estagiário.

Veja outras histórias

Aeroporto de Congonhas tem 50 voos cancelados em dois dias por...

0
Devido a condições meteorológicas adversas, o Aeroporto de Congonhas registrou o cancelamento de 50 voos nas últimas 24 horas.