SP diz que houve mal-entendido e não fechará a Torre de Controle do Aeroporto de Sorocaba

Renan Rangel Camargo, CC BY-SA 3.0 , via Wikimedia Commons.

Após o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) ter confirmado o recebimento de um comunicado do Governo do Estado de São Paulo sobre o fechamento da torre de controle do Aeroporto de Sorocaba, o governo estadual voltou atrás.

Tudo começou quando no dia 18, quinta-feira, quando o Decea confirmou o recebimento do comunicado que informava a intenção do encerramento das operações da torre de comando do Aeroporto Estadual de Sorocaba – Bertram Luiz Leupolz em dezembro desse ano, devendo isso resultar no impedimento de alguns pousos e decolagens no aeroporto da cidade.

“Assim, tais serviços, ora ofertados por empresas homologadas (EPTA’s) nas unidades aeroportuárias destacadas, terão seu encerramento de atividades em dezembro do corrente ano”, diz o documento.

De acordo com informações do Jornal Cruzeiro do Sul, O secretário estadual de Logística e Transporte, João Octaviano Machado Neto, afirmou no último sábado (20) que o Estado não mais encerrará as atividades da torre. Em entrevista ao jornal sorocabano, o secretário alega que houve uma má interpretação do Decea em relação a apenas uma consulta por conta da concessão dos aeroportos do Departamento Aeroviário de São Paulo (Daesp).

“Não tem problema nenhum. Estamos fazendo uma consulta ao Decea, de como é que funciona o convênio federal com o Estado já que o aeroporto foi concedido. É uma consulta. Fizeram uma leitura errada. Essa carta é para saber como é que fica, quais as orientações à luz da concessão. Até a solução do Decea, o Estado vai manter a operação normal da torre. Nós vamos manter a operação do aeroporto. Não tenha a menor dúvida”, diz o secretário para o Jornal.

Também ressaltou que as operações da torre não serão realizadas pela concessionária, a Rede VOA-SP, e sim pelo governo federal, e que “de forma alguma haverá qualquer descontinuidade”.

Após toda a confusão, o Decea informou que “não recebeu proposta ou convite, apenas um comunicado que avisa o término das operações da Torre Sorocaba em dezembro deste ano” e que apenas encaminhou um documento ao governo paulista solicitando um prazo para que essa ação de fechamento fosse planejada e realizada.

Arthur Gimenes Prado
Experiência em TV, rádio e internet como repórter esportivo, comentarista, colunista e redator. Estudante do Ensino Fundamental e criador de conteúdo digital no Instagram, tendo também um canal no YouTube onde mostra experiências abordo e viajando pelo Brasil.

Veja outras histórias