SpaceX planeja viagens ligando o mundo todo em menos de 1 hora

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A SpaceX, empresa aeroespacial criada em 2002 pelo visionário sul-africano Elon Musk, planeja entrar no mercado de viagens comerciais de uma forma totalmente surpreendente: levando os passageiros de foguete e atingindo qualquer lugar do planeta em menos de 1 hora.

A empresa de Musk já vem revolucionando o mercado de missões espaciais ao utilizar foguetes que retornam controladamente à Terra após o lançamento de satélites em órbita e módulos de suprimentos à Estação Espacial Internacional. Como pode-se notar no vídeo abaixo, o primeiro módulo dos foguetes da SpaceX pousam verticalmente minutos após o lançamento, permitindo sua reutilização e, assim, grande barateamento das missões.

Aproveitando-se dessa tecnologia – e da confiabilidade que a SpaceX possui atualmente com o histórico de diversos lançamentos bem sucedidos – Musk divulgou na última semana o vídeo que você assiste no início desta matéria, no qual demonstra seus planos de realizar viagens de foguetes. A bordo dos foguetes BFR (Big Falcon Rocket), os viajantes subirão até a estratosfera e experimentarão o deslocamento à incrível velocidade de 27.000 km/h! Musk também tem planos de ser precursor das viagens de exploração de Marte com os BFR.

Com isso, quaisquer rotas ao redor do planeta Terra durarão menos de 1 hora. Como se nota no vídeo, um voo entre Nova York e Shanghai, por exemplo, durará apenas 39 minutos. Los Angeles e Toronto estarão separadas por 24 minutos, e Londres e Nova York por 29 minutos. Enquanto alguns pensam em um jato supersônico sucessor do Concorde, a SpaceX vai literalmente mais alto e mais rápido. Você voaria em um foguete?

Bônus: confira abaixo o vídeo feito pela SpaceX no qual a empresa mostra (e até tira sarro!) das diversas tentativas frustradas de pouso vertical até alcançar o sucesso atual do projeto!

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

FAB e PF prenderam 4 que usaram diferentes táticas no Aeroporto...

0
Em ações realizadas com apoio da Força Aérea Brasileira na última quinta-feira, a Polícia Federal prendeu 4 passageiros que partiriam em voos