Star Alliance vai além dos aviões, sela acordo histórico e conta com uma ferrovia como parceira

A Deutsche Bahn selou ontem, 4 de julho, a sua entrada na Star Alliance como o primeiro parceiro intermodal, abrindo assim novas opções de conectividade aos passageiros das companhias aéreas da aliança, no que definiram como “mais um forte sinal para a evolução ecológica da indústria de viagens”. Essa iniciativa já havia sido sinalizada dois meses atrás, mas o parceiro não havia sido confirmado.

Desta forma, a partir de 1º de agosto, os passageiros poderão iniciar ou encerrar suas viagens na rede ferroviária da Deutsche Bahn em conexão com os voos de longa distância das companhias aéreas da Star Alliance, relata o Aviacionline.

“De Freiburg a Cingapura: você só precisa de uma passagem para isso. Graças a conexões atraentes na Alemanha e ligações simultâneas com cadeias de viagens internacionais, a Deutsche Bahn e a Star Alliance contribuem significativamente para a redução das emissões de CO2 no setor de transporte”, disse Michael Peterson, membro do Conselho de Administração de Transporte de Passageiros de Longa Distância da DB.

“A nova parceria complementa nossa cooperação bem-sucedida com a Lufthansa Express Rail, onde o número de reservas mais do que dobrou desde 2010. É assim que tiramos mais pessoas do avião e entramos no trem mais ecológico. Em estreita colaboração com as companhias aéreas, estamos agora enfrentando a mudança de mobilidade. Estamos conectando ainda mais nossas ofertas para que possamos utilizar de maneira otimizada os respectivos pontos fortes de nossos meios de transporte”, acrescentou.

Por sua parte, Jeffrey Goh, CEO da Star Alliance, disse que “hoje grandes forças estão se unindo e abrindo as portas da Star Alliance além do ecossistema das companhias aéreas. Nosso modelo de parceria intermodal introduz a coexistência perfeita entre os diferentes modos de transporte em toda a aliança. Damos as boas-vindas à Deutsche Bahn como nosso primeiro parceiro intermodal”.

Como resultado, os passageiros das 25 companhias aéreas membros da Star Alliance passam a receber um bilhete que combina voos e trens, bem como os respetivos cartões de embarque com reserva de lugares. Eles também poderão ganhar pontos nos programas de passageiro frequente de cada companhia aérea para viagens de trem, enquanto os passageiros Business e First Class terão acesso a benefícios especiais, como acesso aos lounges da Deutsche Bahn.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias