Stratolaunch, do avião com a maior asa do mundo, conquista novo contrato de pesquisa

A aeronave Roc – Imagem: Stratolaunch Systems, via YouTube

A Stratolaunch, empresa que projetou, construiu e está testando o Roc, avião com a maior asa da história da aviação mundial, anunciou nesta semana um novo contrato de pesquisa com o Laboratório de Pesquisas da Força Aérea dos Estados Unidos (AFRL).

Como vimos no início da semana passada, no dia 16 de janeiro o projeto decolou pela terceira vez para avançar em seus testes de voo rumo à aprovação para suas operações.

O Roc, com seis motores e duas fuselagens, é uma plataforma voadora de lançamento de foguetes e veículos hipersônicos, o que permite economia de combustível, ao lançar tais equipamentos em altitude ao invés de partirem do solo, e a possibilidade de executar os lançamentos em qualquer parte do mundo, ao invés da necessidade de uma base fixa em solo.

Em parceria com a Booz Allen Hamilton – empresa de consultoria em gestão e tecnologia da informação -, a Stratolaunch já está em contrato com a AFRL para examinar e avaliar a viabilidade de testes de voo hipersônicos de uma ampla gama de experimentos e cargas úteis da Força Aérea dos EUA em uma base frequente e rotineira.

A Stratolaunch afirma que apoia os objetivos de segurança nacional para o desenvolvimento de armas ofensivas e defensivas hipersônicas por meio de projeto, fabricação e operação de uma frota de veículos aeroespaciais hipersônicos reutilizáveis ​​lançados do ar de sua aeronave transportadora Roc.

Avião Stratolaunch Primeiro Voo
A aeronave Roc – Imagem: Stratolaunch Systems, via YouTube

A empresa planeja aumentar os recursos de teste de voo já existentes do Departamento de Defesa (DoD) dos EUA por meio de testes de voo hipersônicos acessíveis, comercialmente contratados e de retorno rápido para o DoD e seus principais parceiros contratados.

“Nosso objetivo é fornecer acesso rotineiro e acessível ao ambiente de voo hipersônico”, disse o Dr. Daniel Millman, diretor de tecnologia da Stratolaunch. “Estamos ansiosos para compartilhar as lições aprendidas com esta colaboração com o AFRL, produzindo resultados de pesquisa poderosos e práticos que beneficiam a nação.”

O Roc, da empresa Stratolaunch, tem 117 metros de ponta-a-ponta de suas asas, tornando-o maior até mesmo do que o icônico H-4 Hercules da década de 1940, também conhecido como Spruce Goose, de Roward Hughes, que tinha 97,5 metros.

A título de comparação, o maior avião comercial do mundo, o Antonov An-225, tem 88,4 metros de envergadura, e o Airbus A380, o maior avião de transporte de passageiros, tem 79,8 metros.

Imagem: Clem Tillier / CC BY-SA 2.5, via Wikimedia Commons

Informações da Stratolaunch

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias