Sucesso no teste do kit de combate a incêndio instalado no grande avião Airbus A400M

Imagem: Airbus

A Airbus testou com sucesso um kit de demonstração de combate a incêndio removível no grande avião militar de transporte de nova geração A400M, durante uma campanha de testes de voo na Espanha. A fabricante europeia publicou um vídeo mostrando imagens de um dos testes de lançamento:

A campanha de testes ocorreu em condições de luz do dia com uma altura operacional mínima de 150 pés (46 metros), velocidades de voo tão baixas quanto 125 nós (231 km/h) e lançamentos envolvendo até 20 toneladas de água do tanque em menos de 10 segundos.

O principal objetivo da campanha é validar a quantidade e o tempo de queda de água, bem como a capacidade do A400M de realizar essa nova função com o kit.

O desenvolvimento deste protótipo e os testes foram realizados em estreita colaboração com o 43º Grupo da Força Aérea Espanhola, bem como as autoridades europeias em operações de combate a incêndios e o Ministério da Transição Ecológica e Desafio Demográfico (MITECO).

“O desenvolvimento deste kit de combate a incêndios é parte intrínseca de nossa jornada para ajudar a criar um mundo mais sustentável e seguro, não apenas por nossas ações, mas também por nossos produtos. Acreditamos firmemente que o A400M pode desempenhar um papel vital na luta contra a crescente ameaça representada pelos incêndios florestais e apoiar a restauração dos sistemas sociais e ambientais”, disse Mike Schoellhorn, CEO da Airbus Defence and Space.

A solução de combate a incêndio da Airbus criada para o A400M é um kit roll-on/roll-off (RORO) que não requer modificação na aeronave e, portanto, é intercambiável com qualquer aeronave da frota do A400M.

A água é armazenada em um tanque fixo no porão de carga e retida por duas portas independentes. Essas portas são conectadas a dois tubos de inundação, de modo que quando a descarga é acionada, a água é expelida através de duas seções no final da rampa. A introdução desta solução RORO permite uma reação rápida a incêndios imprevistos e reconfiguração da aeronave para qualquer uma das suas outras funções.

Devido à sua capacidade de voo de baixa altura e manobrabilidade em baixas velocidades, o A400M pode lançar com precisão cargas úteis de água em alturas muito baixas, até 150 pés. Futuramente, além do desenvolvimento da versão de produção deste kit, a Airbus irá analisar esta operação também em condições noturnas, reforçando a eficiência e eficácia da missão.

Informações da Airbus

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

TST acata recurso do SNA e ação coletiva contra a Azul...

0
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) acatou recurso do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) na ação coletiva, em face da Azul