Sucessor russo do gigante avião Antonov An-124 tem projeto alterado

Há vários anos, a Rússia trabalha no projeto de uma nova aeronave de cargas pesadas, que deve substituir os envelhecidos Antonov An-124 ucranianos. A iniciativa, que vem sendo conduzida pelo Instituto Aero hidrodinâmico Central (TsAGI), está progredindo e o grupo responsável pelo projeto anunciou novidades no conceito, como relatou um comunicado à imprensa emitido neste 7 de julho.

No momento, há apenas uma maquete aerodinâmica da aeronave, que consiste em uma fuselagem, asas, naceles do motor, estabilizadores verticais e horizontais, spat do trem de pouso. Tal protótipo em escala vem sendo usado nos testes de túnel de vento como etapa para checar como o equipamento lida com a física do voo.

Sua característica distintiva é a seção central da fuselagem. Ele funciona em função de um núcleo de energia e os outros componentes da aeronave são presos a essa área vital. O projeto foi pensando desta forma para reduzir o número de peças fabricadas e simplificar a tecnologia de montagem.

Nesse aspecto há mudanças. De acordo o comunicado desta semana, os pesquisadores modificaram o projeto e a configuração geral da aeronave, principalmente a seção transversal da fuselagem, a fim de aumentar a capacidade de transporte de cargas volumosas para até 180 toneladas – 30 toneladas acima do Antonov An-124 padrão.

Cita-se o Antonov An-124, pois o novo modelo russo possui um desenho muito parecido com a aeronave ucraniana, projetada e construída na época da União Soviética.

Apelidado de “Elephant”, a nova aeronave deverá ser capaz de transportar cargas em distâncias de até 5.000 quilômetros a uma velocidade de cruzeiro de 850 km/h, com carga total a bordo. Os testes do novo design do avião estão programados para serem concluídos em um túnel de vento até o final de 2022.  

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias