Início Aviação Militar

Suécia quer que pilotos ucranianos façam voo de teste no caça Gripen

O aprendizado de uma nova plataforma de caça pode ser algo benéfico para os ucranianos e a Suécia quer ajudar nisto.

Divulgação – SAAB

A Ucrânia tem solicitado desde o ano passado que países do ocidente enviem caças para que ela se possa se defender da agressão russa, mas até hoje nenhum avião foi de fato entregue. Apesar de um certo consenso na OTAN sobre o treinamento de pilotos no caça americano Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon, ainda não existe um doador em específico, apesar de rumores apontarem para os holandeses.

Por outro lado, a Suécia deu sinal verde para um treinamento de pilotos de caça no seu país na plataforma Gripen, que está prestes a se tornar um caça OTAN nativo com a adesão dos suecos ao bloco militar.

Segundo a Associated Press reporta, o Ministro da Defesa da Suécia, Pål Jonsson, afirmou que existe um espírito positivo para ajudar a Ucrânia e treinar seus pilotos no Gripen.

“Isto por exemplo pode significar em voos de teste, simuladores, aprender sobre o sistema de terreno que é parte do Gripen”, afirmou o ministro. É comum que pilotos treinem em outros caças de países aliados, como forma de aumentar o seu conhecimento e expandir táticas. Inclusive no passado pilotos russos voaram no F-15 americano, e os americanos voaram no Su-27 russo.

Hoje, a Suécia tem uma frota mista de caças Gripen C e D de primeira geração e também o novo Gripen E, que já está em serviço peça Força Aérea Brasileira e começou a ser montado em São Paulo:

Sair da versão mobile