Com o sistema de metrô de Tóquio sendo notoriamente um dos mais movimentados e lotados do mundo, a Japan Airlines (JAL) está introduzindo um novo serviço de entrega de bagagens no mesmo dia, projetado especificamente para turistas estrangeiros.
Esta iniciativa surge em resposta ao grande afluxo de turistas internacionais, com 2,87 milhões de visitantes chegando ao Japão somente em setembro, como informou o Business Insider.
O metrô de Tóquio, que conta com os conhecidos “oshiyas” ou “empurradores de passageiros” para garantir que o máximo de pessoas possível entre nos trens superlotados, pode enfrentar ainda mais pressão com o aumento de turistas e suas bagagens volumosas.
Como solução, a JAL agora incentiva os visitantes a deixarem suas malas maiores no Aeroporto de Haneda, em vez de carregá-las nos trens.
Os passageiros podem, após retirar suas bagagens das esteiras e passar pela alfândega, se dirigir a um balcão dedicado no hall de chegadas para deixar itens maiores, que serão entregues diretamente em seus hotéis ou acomodações do Airbnb.
A Japan Airlines afirma que o serviço foi projetado para “abordar questões sociais, como a congestão no transporte público e a escassez de armários de armazenamento.”
Além disso, a JAL já havia lançado anteriormente um serviço de aluguel de roupas para viajantes internacionais, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental ao incentivar os passageiros a trazerem menos bagagem, diminuindo assim o peso das aeronaves e o consumo de combustível.
A entrega de bagagens, embora menos inovadora que o programa “Any Wear, Anywhere”, atualmente cobre apenas áreas específicas de Tóquio, como Shinjuku, Shibuya, Chiyoda e Koto. O serviço, entretanto, não é gratuito, com um custo de até 4.500 ienes (aproximadamente US$30) por mala.