Surge imagem de mais um avião que em breve estará voando com pintura especial

Imagem: The Latin American Aviation Historical Society

Mais um avião está prestes a ganhar os céus e chamar atenção de todos os admiradores da aviação que gostam de ver e/ou fotografar aeronaves com pintura especial pelos aeroportos mundo afora.

Neste caso, provavelmente será possível vê-lo em aeroportos no Brasil, já que a companhia que está promovendo a ação especial é a panamenha Copa Airlines, que voa para vários destinos no país em ligações diretas com seu hub na Cidade do Panamá.

A imagem que ilustra essa matéria foi publicada nesta semana e mostra que um Boeing 737 da empresa latina ganhou o esquema de pintura utilizado pela Copa na década de 1990, com faixas nas cores laranja e vermelha.

Não há informações sobre a matrícula da aeronave escolhida e a imagem não permite a identificação, mas é possível notar que se trata do modelo 737-800, já que possui os winglets do tipo “split scimitar”, um pouco diferente do dispositivo usado no 737 MAX.

Uma avaliação do histórico operacional dos aviões da Copa Airlines nas plataformas de rastreamento online de voos, feita pelo AEROIN nessa data de publicação dessa matéria, mostra que dois 737-800 estão parados por um longo período, enquanto os outro 58 estão a pleno uso, portanto, um dos dois deve ser o da foto.

Um deles é o registrado sob a matrícula HP-1841CMP, que está parado no aeroporto Tocumen da Cidade do Panamá desde 5 de agosto. O outro é o HP-1722CMP, que está no aeroporto internacional de El Salvador desde 9 de agosto.

A título de curiosidade, a imagem abaixo mostra a pintura em um Boeing 737-200 em 1992.

Boeing 737-200 – Imagem: Aero Icarus / CC BY-NC-SA 2.0, via Flickr

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Copa Airlines atualmente voa com o modelo 737-800 para os seguintes destinos no Brasil: Porto Alegre, Belo Horizonte/Confins, Manaus, Rio de Janeiro/Galeão e Brasília. Assim, logo o avião com pintura especial deve ser visto em algum destes.

Além desses cinco, há operações da companhia para São Paulo/Guarulhos, porém, todos os 5 voos diários para o destino são feitos com o modelo 737 MAX 9.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Avião da Azul passa por problemas nos comandos em voo de...

0
Durante o voo e cruzeiro, os pilotos identificaram uma falha no comando da aeronave e decidiram desviar para outro aeroporto.