Mais um Boeing 747-8 foi concluído na linha de produção em Everett, dando início nesta sexta-feira, 22 de abril, aos testes de voo deste que é o primeiro da sequência dos últimos quatro Jumbo Jets a serem feitos na história da aviação.
A aeronave registrada sob a matrícula N860GT será destinada à companhia americana Atlas Air, que detém as encomendas de todas as quatro últimas unidades do Boeing 747, todas do modelo cargueiro 747-8F.
O avião foi registrado pela fotógrafa Jennifer Schuld quando fazia testes de solo, correndo pela pista, em preparação para o voo que aconteceria logo depois:
Brand new Atlas Air 747-8F N860GT out for taxi checks earlier today.
— Jennifer Schuld (@JenSchuld) April 21, 2022
This is the first of 4 new 747-8F for Atlas Air. pic.twitter.com/bw4y2dYKTx
O quadrimotor partiu de Everett no meio da manhã do horário local, ainda sem a pintura da companhia aérea, para um voo de teste de quase 2 horas e meia. A jornada contou com três aproximações e arremetidas em Moses Lake antes do retorno ao aeroporto Paine Field.
No retorno ao aerporto de Everett, o avião foi novamente captado pela lente de Jennifer:
Atlas Air brand new 747-8F N860GT first test flight at PAE today. pic.twitter.com/TvoN2mgJPD
— Jennifer Schuld (@JenSchuld) April 22, 2022
Tendo feito o primeiro voo, muito em breve o jato deverá voar até Portland, local das instalações da Boeing para pintura dos Jumbos, onde ficará por cerca de 10 dias até surgir já com as cores com que voará pelo mundo.
A Boeing vem mantendo uma taxa de cerca de uma entrega por mês deste modelo, portanto, a linha de produção do Boeing 747 deverá ser encerrada pouco após o meio deste ano, com previsão de entrega do último 747-8F até outubro.