Surge o testemunho do piloto sobre o que houve com o Airbus A330 no acidente do domingo

Como visto nos últimos dois dias, o Airbus A330-300 da Korean Airlines registrado sob a matrícula HL7525 acidentou-se quando finalizava o voo KE-631 de Seul, na Coreia do Sul, para Cebu City, nas Filipinas, com 162 passageiros e 11 tripulantes a bordo.

Pelas informações iniciais, sabia-se que os pilotos arremeteram o grande avião comercial em baixa altura duas vezes após aproximações à pista 22 de Cebu sob condições meteorológicas adversas, e então subiram de volta a 5.000 pés e mantiveram o A330 em trajetória circular de espera por algum tempo.

Por fim, prosseguiram para a terceira tentativa de pouso na pista 22 às 23:07 locais (15:07Z), cerca de 55 minutos após a primeira, mas a aeronave cruzou o final da pista a cerca de 80 nós (148 km/h) e parou cerca de 360 ​​metros adiante, perto da cerca do perímetro do aeroporto.

A aeronave, tendo atingido a antena localizadora além do final da pista, recebeu danos substanciais, mas não houve reporte de pessoas feridas.

Agora, segundo atualiza o The Aviation Herald, nessa terça-feira, 25 de outubro de 2022, surgiram as primeiras informações sobre o testemunho dos pilotos a respeito do acidente.

O comandante do voo descreveu que houve um toque duro contra a pista em sua segunda aproximação devido à ocorrência de tesoura de vento (windshear), fazendo com que uma luz de aviso sobre os freios acendesse durante a arremetida.

Com isso, eles declararam emergência, prepararam-se para o pouso de emergência e realizaram a terceira aproximação, novamente sob ação de rajadas de vento e turbulência. Uma luz de alerta referente à pressão dos freios acendeu no momento do pouso e eles não conseguiram desacelerar a aeronave.

A Autoridade de Aviação Civil das Filipinas segue realizando a investigação sobre o acidente.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias