Surgem imagens da colisão entre o avião da Hi Fly e o caminhão de combustível

Como visto no final da última semana, a TAAG Linhas Aéreas de Angola informou que seu voo DT-650, programado para decolar às 23h20 da última quarta-feira, dia 2 de novembro, sofreu um atraso devido a uma ocorrência no momento do abastecimento.

O avião que cumpriria um itinerário de ida e volta de Luanda, em Angola, a Lisboa, em Portugal, partiu para o destino com um ligeiro atraso motivado pela necessidade de substituição de equipamento, devido a um incidente (choque) entre o caminhão de combustível da Sonangol e a aeronave da companhia Hi Fly, que operaria o voo da TAAG.

Até aquele momento, ainda não havia imagens que mostrassem como se deu a ocorrência ou qual a extensão dos danos. Na sexta-feira, porém, os registros surgiram.

Como se nota pelas imagens que ilustram essa matéria, o tanque de armazenamento do caminhão de combustível atingiu o motor número 4 (externo da asa direita) da aeronave, danificando ambos os veículos terrestre e aéreo.

As imagens também permitem confirmar que, apesar de as informações da TAAG terem citado um A330 da Hi Fly, trata-se de um Airbus A340-300 da empresa, o de matrícula 9H-FOX, conforme o AEROIN havia descrito na matéria anterior. A aeronave permanece em Luanda até esse domingo, 6 de novembro.

O incidente levou ao uso de uma aeronave de substituição, modelo Boeing 777, dessa vez da própria companhia angolana, subtraída de um dos serviços que estava em programação para o dia 3 de novembro, sem impacto adicional para a programação global de voos da empresa.

A TAAG solicitou a abertura de um inquérito para averiguação da ocorrência, que teve apenas danos materiais ao avião, sem feridos, e comunicou às entidades competentes – a SGA (Sociedade Gestora de Aeroportos) e a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Ouça a conversa dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça em sua...

0
Depois de uma breve paralisação devido às férias, a Esquadrilha da Fumaça, a famosa equipe de exibição de aeronaves da Força Aérea Brasileira