Surgem imagens de um incidente envolvendo ATR 72 da Voepass e uma ave em Congonhas

Reprodução do vídeo abaixo

Imagens da colisão de um turboélice ATR 72-500 da Voepass (antiga Passaredo) com uma ave circulam na internet nesta quinta-feira (22), embora não haja detalhes de quando, onde e como o incidente ocorreu. De toda maneira, observa-se que envolveu a aeronave de matrícula PP-PTN (msn 0832) e o filme foi gravado no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

O vídeo tem 45 segundos e mostra a ave ainda presa ao radome (nariz) da aeronave. Ele foi compartilhado pelo comandante Fernando Pamplona em seu perfil no Twitter (ver abaixo, esperar pelo carregamento). Apesar do dano limitado, a posição em que o animal ficou permite interpretar que a colisão se deu a alta velocidade.

Como citado acima, não é possível precisar a data em que o incidente ocorreu. O registro recente da plataforma FlightRadar24 mostra que o turboélice tem voado todos os dias desde o final de outubro. Também não há registro no CENIPA, até o momento, informando da colisão da aeronave com a fauna.

Veja abaixo o vídeo gravado no pátio de Congonhas. Quando houver novidades, o AEROIN reportará.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Pesquisa do ITA que aborda uso de drones sobre o mar...

0
O algoritmo desenvolvido durante os estudos pode contribuir nas ações de Força Aérea de Patrulha Marítima e de Reconhecimento Aeroespacial.