Início Indústria Aeronáutica

Surgem imagens do 1º protótipo do eVTOL em escala real da empresa de mobilidade aérea da Embraer, a Eve

A aeronve eVTOL em fabricação, em cena do vídeo apresentado abaixo

A Eve Air Mobility, empresa fundada pela Embraer para o setor de mobilidade aérea, revelou hoje um vídeo teaser do primeiro protótipo em escala real de sua aeronave elétrica de decolagem e pouso na vertical (eVTOL), enquanto continua a produção em sua planta no Brasil.

A Eve divulgou o vídeo teaser em seus canais de mídia social, conforme mostrado no player a seguir, e continuará compartilhando atualizações sobre seu progresso nos próximos meses:

Pela ocasião do lançamento das imagens inéditas, Johann Bordais, CEO da Eve Air Mobility, afirmou:

“Estamos avançando significativamente na montagem do nosso primeiro protótipo do eVTOL, com previsão para finalizar a produção e iniciar os voos.

Desde o início, nossa abordagem à Mobilidade Aérea Urbana sempre teve um foco holístico, levando em conta todo o ecossistema e infraestrutura necessários para os voos de eVTOL.

Estamos desenvolvendo serviços e soluções operacionais que darão suporte aos nossos clientes desde o início das operações, juntamente com o Vector, uma solução de software inovadora para gerenciamento de tráfego aéreo.

Estamos entusiasmados para compartilhar as atualizações sobre o desenvolvimento do nosso eVTOL.”

A Eve se destaca por ter nascido a partir da Embraer-X, a aceleradora de negócios e inovação da Embraer. Essa ligação permite que a Eve utilize a vasta experiência de mais de 50 anos da Embraer em desenvolvimento, design e certificação de aeronaves para aprimorar seu próprio eVTOL.

Além disso, os clientes terão o benefício de acessar uma rede global já estabelecida de centros de atendimento e suporte, fundamental para garantir operações seguras, eficientes e confiáveis.

O eVTOL da Eve utiliza uma configuração de decolagem e cruzeiro (Lift + Cruise) com rotores dedicados para o voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo.

Para o voo horizontal, há um propulsor elétrico na traseira, alimentado por motores elétricos duplos que proporcionam redundância de propulsão, garantindo alto desempenho e segurança. Além de oferecer diversas vantagens, como baixo custo operacional, menos peças, estruturas e sistemas otimizados, foi desenvolvido para oferecer eficiência de empuxo com baixo ruído.

No ano passado, a Eve revelou que sua primeira fábrica de eVTOL será estabelecida na cidade de Taubaté, em São Paulo. A empresa iniciou a montagem do primeiro protótipo do eVTOL em escala real, que dará sequência à campanha de testes. A Eve tem cartas de intenção (LOIs) para quase 3.000 eVTOLs e a aeronave deve entrar em serviço em 2026.

Informações da Eve / Embraer

Sair da versão mobile