Surpresa no voo: pilotos descobrem uma vida a mais no cockpit no meio da viagem

Cockpit de um Boeing 737 – Imagem meramente ilustrativa – Fonte: John Christian Fjellestad / CC BY 4.0, via Wikimedia Commons

Os pilotos de um voo comercial encontraram um “passageiro” a mais na aeronave quando estavam no meio do trajeto, a 37 mil pés de altitude (11,3 km), na última sexta-feira, 15 de julho.

Segundo reporta o Times of India, o caso aconteceu no voo IX-474 realizado pela Air India Express, entre o Bahrain e a cidade indiana de Kochi, quando um pequeno pássaro foi visto pelos pilotos no cockpit do Boeing 737-800 de matrícula VT-AXM.

Apesar da surpresa, os pilotos prosseguiram com o voo e pousaram a aeronave com segurança em seu destino. Em seguida, o pássaro foi retirado da aeronave e liberado, e a Direção-Geral da Aviação Civil (DGAC) da Índia abriu investigação sobre o caso.

Uma fonte na empresa disse à mídia indiana que houve uma mudança de tripulação no Bahrein e uma nova equipe de pilotos e comissários assumiria o voo de sexta-feira para Kochi.

Com isso, um engenheiro foi ao cockpit para verificações quando a aeronave aguardava os membros da tripulação no aeroporto do Bahrein. Ele notou um pequeno pássaro, talvez um pardal, no cockpit, tentou pegá-lo ou fazê-lo voar para fora, no entanto, o passarinho assustado não se deixou dominar.

O engenheiro então decidiu abrir a janela do cockpit por algum tempo para que o passarinho pudesse sair sozinho. Ele voltou ao Boeing 737 após cerca de 10 minutos e não avistou o pássaro em nenhum lugar. A aeronave foi então liberada para o voo.

“Quando a aeronave estava no trajeto para Kochi, os pilotos viram a ave em um compartimento do cockpit, perto do porta-luvas onde ficam guardados os manuais de voo. O pássaro estava apenas sentado lá e não tentando voar. A aeronave pousou com segurança em Kochi. Uma vez no solo, nossos técnicos pegaram o pássaro e o soltaram em segurança. Este foi um evento muito incomum”, disse a fonte.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Antonov An-225 chega ao Flight Simulator e receita da venda ajudará...

0
O maior avião já fabricado está chegando para o Flight Simulator e ajudará na reconstrução do verdadeiro Antonov An-225 Mriya.