Suspeita de suborno: Embraer pode ter sido prejudicada em negociação de aviões

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos solicitou documentos da Bombardier Aerospace relativos à venda de dezoito CRJ-1000 para a empresa aérea Garuda Indonesia em 2011 e 2012, uma transação que já está sob investigação pelo UK Serious Fraud Office (SFO), Informou a Reuters. À época, a Embraer concorreu com a Bombardier pelo fornecimento das aeronaves.

A Bombardier disse não tem detalhes sobre o assunto e que lançou uma auditoria, que até agora não revelou nenhum delito.

Quando foi

A Garuda Indonésia adquiriu os 18 jatos regionais entre 2012 e 2015. Há vários meses, a companhia vem tentando aposentá-los, citando sua inadequação para o mercado doméstico indonésio. Em fevereiro, o presidente-executivo Irfan Setiaputra anunciou a devolução de todas as doze aeronaves do tipo dry-lease da Nordic Aviation Capital, bem como o das seis aeronaves arrendados da Export Development Canada. 

Irfan citou a investigação em andamento como prova de que a seleção dos CRJ1000 uma década atrás implicava uma violação da lei, dando assim à transportadora o direito de revogar os arrendamentos. No entanto, até agora as investigações não resultaram em nada material a respeito da escolha dos jatos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

ANAC realiza reuniões para discutir segurança e desafios da aviação na...

0
A Agência abriu espaço para ouvir as demandas dos operadores a fim de entender quais são as necessidades da aviação na região amazônica.