Suspense no ar: dois voos da Emirates recebem denúncia de ter um terrorista a bordo

Dois voos da Emirates saindo de Atenas, na Grécia, tiveram momentos de suspense nesta quinta-feira (10), depois que ameaças de haver um terrorista a bordo de um deles. As informações foram compartilhadas pela CIA às autoridades gregas [esta parte foi atualizada], que agiram rapidamente.

O primeiro voo, que tinha como destino Dubai, estava pronto para partir, mas teve que retornar ao portão e todos os passageiros desembarcaram, antes de passar por uma completa inspeção. Nada foi encontrado e a aeronave decolou com quatro horas de atraso. O outro voo, o EK-209, no entanto, já havia decolado como destino a Nova Iorque e teve que retornar.

Quando o Boeing 777-300ER sobrevoava a Itália (Sardenha), o piloto foi notificado da ameaça e orientado a pousar imediatamente. No entanto, nem a França nem a Itália permitiram que o avião pousasse em seus aeroportos e, assim, ele teve de retornar a Atenas, ponto de partida da rota. Como se nota pelo rastreamento do FlightRadar24, o avião mudou de rota e manteve-se em voo sobre o mar.

Com 228 passageiros e 18 tripulantes a bordo, o grande jato de passageiros recebeu escolta de dois caças F-16 da Força Aérea Grega até seu pouso no aeroporto de Atenas. No momento em que essa matéria foi escrita, ainda não havia mais detalhes sobre de onde partiu a denúncia, o resultado da inspeção na aeronave ou a prisão dos suspeitos.

Ao longo de mais de uma hora, o voo EK-209 foi o mais rastreado da plataforma FlightRadar24, com mais de 20 mil espectadores simultâneos (imagem abaixo).

ATUALIZADO – a matéria foi atualizada com mais informações da imprensa europeia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias