Início Aeroportos

Suspenso o leilão do contrato de PPP para o novo aeroporto Costa do Descobrimento, na Bahia

Concepção gráfica do Aeroporto Internacional Costa do Descobrimento – Imagem: Governo da Bahia

Segundo reportado na última quarta-feira, 6 de setembro, pela plataforma de inteligência de negócios BNamericas, o estado da Bahia suspendeu o leilão do contrato de Parceria Público Privada (PPP) para a construção e operação do novo terminal aeroportuário de região de Porto Seguro, o Aeroporto Internacional Costa do Descobrimento,

O leilão estava previsto para acontecer neste mês, depois de já ter sido adiado em relação à previsão inicial de realização em julho.

“A Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) informa que o processo de leilão para construção do aeroporto internacional Costa do Descobrimento, em Santa Cruz Cabrália, foi suspenso para reavaliação de aspectos técnicos da parceria público-privada”, informou a Seinfra, em nota enviado para a BNamericas, acrescentando que uma nova data para o leilão será definida após os ajustes serem feitos.

Não são conhecidos mais detalhes sobre quais foram especificamente os aspectos técnicos que levaram à decisão de suspender o leilão para a reavaliação.

O aviso de licitação para a construção e concessão do novo equipamento aeroportuário do estado foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) da Bahia no dia 17 de maio, e originalmente, o estado nordestino planejava oferecer o contrato em leilão no dia 24 de julho, mas, depois, adiou para 27 de setembro, com recebimento de propostas até 18 de setembro.

Em julho, o projeto foi apresentado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), onde estava previsto o leilão, por uma equipe técnica da Seinfra, que forneceu informações sobre a iniciativa e seu modelo econômico.

Segundo o governo da Bahia, a obra será realizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a empresa vencedora do edital e o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Infraestrutura. O investimento previsto na obra é de aproximadamente R$ 1,3 bilhão.

O novo Aeroporto Internacional Costa do Descobrimento, situado no sul do estado da Bahia, foi planejado em área patrimonial de aproximadamente 300 hectares, com pista de pouso e decolagem de 3.000 metros de comprimento e 45 metros de largura, pátio de estacionamento para até 27 aeronaves, terminal de passageiros de 48 mil m² e capacidade de atender grandes aeronaves em voos nacionais e internacionais, como um hub regional de transportes de passageiros e carga.

Sair da versão mobile