Swiss aposta em micro carro para os funcionários, em busca de mais um avanço no rumo da sustentabilidade

Imagem: Divulgação – Swiss

Os funcionários da companhia aérea suíça SWISS estão adotando uma nova forma de se deslocar entre o hangar e a sede: em vez de carros a gasolina, eles estão cada vez mais usando os mais eficientes “Microlinos”. Isso foi possível graças a uma nova colaboração entre a SWISS e a fabricante local de carros elétricos Micro.

O pequeno carro estacionado ao lado do imponente Boeing 777-300ER parece um anão ao lado de um gigante. Com seus 2,5 metros de comprimento e 1,5 metros de altura, o Microlino faz jus ao seu nome. Em comparação, o “Triplo Sete” tem 73,9 metros de comprimento e 18,5 metros de altura – o que equivale a 30 vezes o tamanho de um Microlino.

A imagem simboliza a nova colaboração da SWISS com a fabricante Micro, que inclui a compra de três veículos elétricos Microlino para serem usados pelos funcionários. A companhia aérea destaca que o pequeno veículo ao lado da grande aeronave é uma visão extraordinária, mas há mais do que isso: é um dos muitos pequenos passos que ela está dando em direção à sustentabilidade.

Deslocamento eficiente

O fato de que três Microlinos com o logo da SWISS agora estão circulando pelo Aeroporto de Zurique se deve principalmente aos técnicos que tiveram a ideia de substituir seus carros a gasolina por Microlinos para aumentar a eficiência.

Imagem: Divulgação – Swiss

Várias vezes ao dia, eles se deslocam entre o hangar no Aeroporto de Zurique e a sede da SWISS para reuniões e outros compromissos. Muitas vezes, fazem isso sozinhos ou com no máximo duas pessoas em um carro a gasolina. Com os menores veículos elétricos, eles agora podem ajudar a reduzir seu impacto no meio ambiente e alcançar as metas de CO₂ da SWISS.

Essas metas incluem reduzir as emissões de CO₂ no ar em 50% até 2030 e ser CO₂-neutro em solo. A introdução de uma frota de veículos CO₂-neutros desempenha um papel fundamental nisso. Os passageiros da SWISS First, por exemplo, já são transportados pelo aeroporto em limusines elétricas.

Segundo a empresa aérea, os Microlinos são a solução ideal para os funcionários. “Viajamos regularmente entre nossa sede na Obstgartenstrasse em Kloten e as várias instalações no aeroporto – muitas vezes várias vezes ao dia. O Microlino é um meio de transporte ideal para essas viagens curtas, muitas vezes envolvendo apenas uma pessoa. Ele nos leva rapidamente da sede ao hangar ou a outros locais no aeroporto – e é totalmente elétrico”, diz Marcus di Laurenzio, Gerente de Sustentabilidade da Technics na SWISS.

Eficiente, econômico e economiza espaço

A SWISS aponta que os três novos “membros da frota” têm inúmeras vantagens: são eficientes, mais baratos de manter do que carros a gasolina convencionais, ocupam menos espaço e foram especialmente projetados para viagens curtas.

Segundo a Micro, um carro padrão é usado por apenas 1,2 pessoa e é dirigido apenas 35 quilômetros por dia. Isso significa que 95% dos carros são grandes demais para seu uso pretendido. Além disso, em comparação com um carro médio, um Microlino consome cerca de 60% menos CO₂ durante a operação e produção, diz Merlin Ouboter, cofundador da Microlino.

Com sua colaboração com a Microlino, a SWISS afirma que está enviando mais um sinal na direção de operações de voo mais ecológicas. Também demonstra o quanto os funcionários já estão sensibilizados para a questão da sustentabilidade e estão se envolvendo e promovendo esse desenvolvimento positivo com ideias inovadoras.

Informações da Swiss

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias