
A Synerjet Corp., em parceria com a Pyka, startup californiana especializada em tecnologia aeroagrícola, anunciou nesta terça-feira uma aliança estratégica para introduzir no mercado brasileiro o Pelican Spray, uma aeronave agrícola autônoma, 100% elétrica e de alto desempenho.
O drone, que já é o maior Sistema Aéreo Não Tripulado (UAS) autorizado pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos para operações comerciais, está pronto para atuar no Brasil sob as regulamentações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
A solução promete reduzir custos operacionais para os agricultores e revolucionar o setor de aviação agrícola no país, um dos maiores mercados globais do agronegócio. O Brasil é o maior produtor mundial de soja, café, suco de laranja, algodão e açúcar, além de ter superado os Estados Unidos como maior exportador de algodão nos últimos anos.
“A parceria com a Pyka não poderia ter vindo em melhor hora. Agora podemos oferecer aos nossos clientes uma aeronave inovadora, projetada para ser a mais avançada em pulverização agrícola”, destacou José Eduardo Brandão, CEO da Synerjet. A expectativa é que as primeiras unidades do Pelican Spray cheguem ao Brasil no início de 2026, com produção já programada para 2025 para atender clientes nas Américas Central e do Sul.
Expansão global e potencial brasileiro
A Pyka, sediada no Vale do Silício, na Califórnia, já possui uma frota de 10 aeronaves em operação globalmente, com clientes ativos na América do Norte e Central desde a entrega de sua primeira unidade em 2021. Para o Brasil, a empresa projeta vendas de pelo menos 20 unidades no primeiro ano, com potencial para alcançar 100 aeronaves por ano, segundo Mateus Dallacqua, diretor de Vendas e Inovação da Synerjet.
“Estamos entusiasmados em fortalecer nossa presença no mercado agrícola brasileiro por meio da parceria com a Synerjet. A expertise deles nos ajudará a expandir o impacto de nossas aeronaves em um dos mercados agrícolas mais dinâmicos e importantes do mundo”, afirmou Michael Norcia, CEO da Pyka.
Tecnologia avançada e sustentabilidade
O Pelican Spray combina tecnologia de ponta em pulverização com design inovador, permitindo aplicações precisas de defensivos agrícolas com redução de deriva. A aeronave pode transportar até 300 litros de carga útil, é equipada com cinco conjuntos de baterias intercambiáveis para operação ininterrupta e cobre até 90 hectares por hora, com uma taxa de aplicação de 10 litros por hectare.
Um dos diferenciais do Pelican Spray é sua capacidade de operar à noite, dobrando a janela de pulverização e aumentando a produtividade ao enfrentar pragas noturnas no momento ideal. Além disso, a aeronave contribui para a redução das emissões de carbono, alinhando-se às metas globais de sustentabilidade do setor agrícola.
“O Pelican melhora a eficiência das aplicações agrícolas enquanto promove práticas sustentáveis, reduzindo as emissões de carbono. A aeronave está alinhada com as metas globais de sustentabilidade para o setor agrícola”, acrescentou Brandão.
Adoção por grandes players do agronegócio
Algumas das principais empresas do agronegócio brasileiro já demonstraram interesse na tecnologia. A SLC Agrícola, uma das maiores produtoras agrícolas do país, assinou um acordo para integrar o Pelican Spray em suas operações. A expectativa é que a aeronave contribua para o aumento da lucratividade dos agricultores, ao mesmo tempo em que reduz o impacto ambiental.
Com a produção de grãos no Brasil projetada para crescer 10,2% em 2025, atingindo 322 milhões de toneladas, segundo o IBGE, a Pyka e a Synerjet veem no Pelican Spray uma solução estratégica para impulsionar a eficiência e a sustentabilidade no campo.
“Vamos demonstrar a versatilidade e a tecnologia avançada de nossas aeronaves nas principais feiras agrícolas do Brasil, mostrando a eficiência econômica do modelo e sua capacidade de aumentar a lucratividade dos agricultores, reduzindo significativamente as emissões de carbono”, concluiu Norcia.