T-25 da Academia da Força Aérea que havia desaparecido é encontrado destruído

Imagem: Márcio Inforzatto

Um Neiva T-25 Universal, aeronave de instrução básica dos cadetes da Força Aérea Brasileira (FAB), na Academia da Força Aérea (AFA), foi encontrado neste sábado (5), com seus dois ocupantes já sem vida. A aeronave havia partido da AFA, em Pirassununga, interior de São Paulo, na última sexta-feira (4), e tinha como destino a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina.

Durante o deslocamento na parte da tarde, a aeronave acabou perdendo o sinal quando sobrevoava próxima à região litorânea de Florianópolis. Diante disso, por volta das 16h40 locais, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência. Juntamente, o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Curitiba iniciou a coordenação para as operações de busca.

Uma aeronave C-105 Amazonas, vindo de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, um helicóptero H-36 Caracal e um UH-60 Black Hawk da FAB foram utilizados para realizar buscas na região. Um helicóptero do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina também atuou para localizar a aeronave.

No fim da manhã deste sábado, após uma incansável operação de busca durante toda a noite, a aeronave foi encontrada totalmente destruída e com os dois pilotos, sendo um cadete e um instrutor, já sem vida, em uma área de mata de Canelinha, na Grande Florianópolis. Não há informações sobre as causas que levaram à queda do monomotor.

Destroços do T-25 – Imagem: Prefeitura Canelinha

De acordo coma FAB, um dos ocupantes do T-25 era o piloto Sérgio Branquinho Junior, de Ribeirão Preto, interior paulista. O jovem cadete de 22 anos estava no 4º ano da Academia da Força Aérea e fazia um voo de treinamento. 

Em nota, a FAB disse:

A Força Aérea Brasileira (FAB) lamenta informar o falecimento dos dois militares que estavam a bordo da aeronave T-25 Universal da Academia da Força Aérea (AFA) – acidentada na tarde desta sexta-feira (04/11) em Santa Catarina e localizada no final da manhã de sábado (05/11). Os tripulantes realizavam um voo de treinamento. 

O Comando da Aeronáutica expressa suas condolências e ressalta que está prestando todo o apoio aos familiares neste momento de pesar. Também informa que investigará o acidente.

O comandante da FAB, Brigadeiro Baptista Jr, também lamentou a morte dos militares. Em sua conta oficial no Twitter, Baptista disse: “Como Comandante da NOSSA @fab_oficial, rogo a Grande Arquiteto do Universo que os tenha recebido em Seu reino. Condolências às famílias e amigos. “Generose puer, sic itur ad astra!

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Pilotos pedem “atalho” em rota após abortarem a decolagem devido a...

0
O voo AF-687 da Air France, de Atlanta para Paris, solicitou o retorno ao portão na terça-feira, 19 de março, devido a uma indicação de porta aberta.