TAAG registra resultado financeiro satisfatório após anos de perdas por causa da pandemia

A companhia aérea angolana TAAG anunciou nesta semana que atingiu o recorde financeiro com resultado financeiro de 2022 ascendendo a US$ 898,7 mil. Os dados se comparam aos últimos três anos da empresa, que acumulava prejuízos mesmo antes da pandemia.

O custo operacional da companhia diminuiu 20% em relação a 2019 e novas parcerias com as companhias Iberia, Gol e TACV resultaram em maior conectividade e melhor posicionamento para futuros negócios.

Outros números positivos foram divulgados pela companhia, como o número de passageiros, que aumentou 182% em comparação ao mesmo período de 2021. O número de partidas também cresceu em 160%. São índices ainda abaixo dos níveis pré-pandemia, mas que demonstram a recuperação da TAAG de acordo com a administradora financeira da instituição, Gabriela Bastos.

O resultado positivo é fruto de um plano de transformação eficaz que apostou na recuperação da capacidade, receita e oferta de destinos, com redução de custos, renegociação de contratos e dívidas, o qual culminou em uma recuperação da credibilidade internacional.

“O contexto continua desafiador, mas temos o cliente no centro da operação. Isto nos fez otimizar a estrutura de custos, alterando o modelo de negócios e agilizando a organização. O resultado veio e estamos satisfeitos com as novas perspectivas”, afirma Gabriela.

O objetivo da TAAG é continuar crescendo. Para tanto, a companhia vem implantando diversas medidas, como a aquisição de nova frota, a intenção é passar de 20 para 50 aviões até 2027, com uma frota A220 e frota de longo curso em negociação.

A jornada de experiência dos passageiros também vem passando por uma revisão e em breve estreia na TAAG um novo conceito de serviço de bordo. Uma estratégia robusta de rebranding também entrou em ação e um novo website estreou em maio, com processos ágeis de digitalização do serviço.

Além disso, a mudança para a nova sede da empresa em Luanda, mais tecnológica e moderna, já está tomando forma e e a estimativa é recrutar 1.400 colaboradores com formação superior até 2027.

Informações da TAAG

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias