Início Empresas Aéreas

Tainá é levada gratuitamente em Airbus A321 da Latam de Manaus a Guarulhos

Airbus A321

A LATAM informa que realizou nesta quarta-feira, 30 de novembro, por meio de seu programa Avião Solidário, o transporte gratuito de uma fêmea de macaco-barrigudo entre Manaus (AM) e Guarulhos (SP). Esse é o sexto animal desta espécie transportado de forma gratuita pela companhia neste ano.

A macaca, batizada de Tainá, foi transportada do Aeroporto Internacional de Manaus para o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, no voo LA3523, operado por um Airbus A321, que chegou ao destino às 7h45 (hora local).

Imagem: CETAS/IBAMA/AM

A primata seguiu para o Zoológico de Sorocaba (SP) para se juntar a dois machos da mesma espécie – que também foram transportados pela LATAM em outubro – e formar um grupo social, para que no futuro possam se reproduzir e contribuir para a preservação da espécie, ameaçada de extinção.

Tainá chegou há pouco mais de um mês ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama no Amazonas (CETAS/IBAMA/AM), que fica localizado em Manaus e é proveniente de resgate, não podendo retornar à natureza.

A sua ida ao Zoológico de Sorocaba foi uma recomendação do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB), órgão federal vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Vale destacar que o macaco-barrigudo é uma espécie amazônica que vive em florestas bem preservadas e que a criação como animal de estimação é proibida e considerada crime ambiental.

Para este tipo de transporte, a LATAM Cargo, empresa de transporte de cargas do Grupo LATAM, utiliza toda a sua experiência logística e conectividade no Brasil. Segundo a empresa, os animais são transportados com todo cuidado, com parte do porão de cargas da aeronave reservado exclusivamente para esta operação, onde uma posição é destinada para o acondicionamento da espécie, sempre visando sua segurança e redução dos tempos de exposição, minimizando o estresse do animal.

O Avião Solidário existe há mais de 10 anos e é um dos mais importantes programas do Grupo LATAM no contexto da sua estratégia de Sustentabilidade, com compromissos assumidos em três frentes: Economia Circular, Mudança Climática e Valor Compartilhado.

O programa coloca à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da LATAM para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais.

Informações da Assessoria de Imprensa da Latam