Talibã entrega segurança de aeroportos do Afeganistão aos Emirados Árabes Unidos

O governo interino talibã assinou um acordo com os Emirados Árabes Unidos para manutenção de quatro aeroportos no Afeganistão.

Foto: Anadolu

Em uma declaração do Ministério dos Transportes e Aviação do governo provisório talibã, nesta semana, foi afirmado que os serviços de segurança dos aeroportos de Cabul, Herat, Kandahar e Mazar-i-Sharif foram oficialmente transferidos para a empresa dos Emirados Árabes Unidos GAAC/G42. Para a “passagem do bastão”, uma cerimônia foi realizada na capital, Cabul, relata a agência turca estatal Anadolu.

O acordo visa garantir e aumentar a segurança dos voos das companhias aéreas internacionais e locais, a fim de atrair voos para o país, que se viu isolado depois que o grupo fundamentalista Talibã voltou ao poder, em agosto do ano passado, após a retirada das tropas americanas.

Não apenas a parte de segurança, mas também a operação dos serviços de solo nos mesmos aeroportos foi transferida para a empresa dos Emirados em 24 de maio.

Embora o Aeroporto de Cabul esteja aberto a voos domésticos e internacionais, a maioria das companhias internacionais que já voaram para Cabul ainda não retornaram seus voos ao normal, seja por temerem pela segurança, seja pela falta de seguro das aeronaves, já que as seguradoras se negam a cobrir voos para o país ou colocam prêmios proibitivos, inviabilizando economicamente os voos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias