TAP elogia jatos da Embraer e anuncia mais 6 deles para sua frota

A CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, elogiou a frota de jatos brasileiros da empresa portuguesa, e anunciou que irá expandí-la.

Foto por Clément Alloing

A empresa portuguesa atualmente opera uma frota de 13 jatos Embraer de primeira geração, sendo eles dos modelos E190 e E195. A maioria desses aviões foi transferida da Azul Linhas Aéreas, que era acionista da TAP até o começo da pandemia.

Com a incerteza trazida pelo coronavírus e o aumento nos desentendimentos dos acionistas, o governo de Portugal tomou a decisão de reestatizar sua empresa de bandeira, que também culminou na saída da Azul do quadro societário. De todo modo, a empresa manteve a frota de aviões Embraer.

Eis que agora, os atuais 9 do aviões do modelo E190-E1 e quatro E195-E1, que levam respectivamente 106 e 118 passageiros, terão companhia. Isso porque, segundo a CEO informou em recente entrevista ao blog do Sam Chui, o avião brasileiro é ideal para alimentar o hub em Lisboa e mais deles chegarão.

Os jatos E1 são do tamanho ideal. A nossa única limitação neste ano é a nossa frota, estamos voando muito com essas aeronaves”, afirmou Christine Ourmières. Junto com a declaração sobre as aeronaves, a executiva também informou que seriam adicionados seis jatos da geração E1.

Os aviões brasileiros são utilizados em rotas que não tem demanda suficiente para o Airbus A320, de 156 assentos. Com a chegada dos próximos E1, a frota de aeronaves Embraer na TAP subirá para 19 unidades. Não foi detalhada qual será a origem desses aviões ou quando chegam na frota.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias