A TAP Portugal assinou um acordo com a Airbus para ser o primeiro operador do novo A330neo e também será a primeira companhia aérea a voar com a nova cabine Airspace by Airbus nos novos A330neo. Em 2015, a companhia aérea portuguesa fez uma grande pedido de renovamento de frota com a Airbus, que incluiu 14 pedidos para o A330-900neo. Os passageiros em breve irão experimentar a cabine Airspace by Airbus pela primeira vez quando essas aeronaves entrarem em operação no final de 2017.
Trey Urbahn, Diretor Comercial da TAP, disse: “Estamos muito orgulhosos de ser a primeira companhia aérea a voar com a cabine Airspace by Airbus nos novos A330neo. Nossos passageiros e tripulantes aguardam ansiosamente para experimentar esse design novo de cabines. Além disso, o Airspace representa uma grande tela que podemos projetar a marca da TAP.”
Os destaques da cabine Airspace da TAP incluem: Uma nova área de recepção, a última geração de iluminação LED com possibilidade de 16.7 milhões de cores diferentes, bagageiros superiores, novos lavatórios contemporâneos e a última geração de sistema de entreterimento em voo e conectividade. A cabine Airspace tem um ambiente que garante conforto aos passageiros, com detalhes e elementos icônicos que serão reconhecíveis na cabine. Saiba mais sobre a cabine Airspace clicando aqui.
A relação entre a Airbus e Portugal se data de 1987, quando a TAP, na época Air Portugal, encomendou 3 Airbus A310. Hoje a TAP tem uma frota de maioria da Airbus e a maior de Portugal, com 61 aeronaves em serviço, incluindo 43 da família A320 e 18 da família widebody, com 2 A330-200 ex-Azul adicionais para entrarem em serviço em Junho para suportar a expansão de rotas de longa distância da companhia. TAP também tem pedidos para a última geração de aeronaves das famílias A320neo e A330neo.
A TAP inicialmente tinha encomendado os Airbus A350, na versão 900, a versão média. Assim como outros clientes, principalmente da versão 800 do A350, a Airbus convenceu a converterem o pedido para os novos e mais baratos A330neo de performance semelhante. Agora resta á Airbus apenas 2 clientes para o A350-800, a Aeroflot e Asiana Airlines com 8 pedidos cada, a qual a fabricante tenta convencer para optarem pelo A330neo, mas segundo Marie-Louise, Diretora de Vendas da Airbus, nos informou durante a FIDAE 2016, que os planos para o A350-800 por enquanto estão postergados e sem data definida.